InícioPOLÍTICA GOHá exatos 89 anos, o voto feminino era conquistado no Brasil. A...

Há exatos 89 anos, o voto feminino era conquistado no Brasil. A data é celebrada nesta quarta-feira, 24 de fevereiro


A conquista do voto feminino é um marco importante na história da democratização do Brasil e é por isso que hoje, 24 de fevereiro, é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no País. A luta não foi fácil e a batalha das brasileiras começou bem antes de 1932, ano em que as mulheres conquistaram o direito de votar.

A busca pelo direito ao voto teve início em 1891, quando foi rejeitada proposta de emenda à Constituição prevendo o direito de voto à mulher. Em 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, porém, com restrições. Apenas mulheres casadas, com autorização dos maridos e viúvas com renda própria podiam participar.

As limitações deixaram de existir em 1934, quando o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal. De lá para cá, as mulheres também conseguiram o direito à candidatura. Para se ter uma ideia, no ano de 2020, 33,6% do total de mais de 557 mil postulantes eram mulheres.

Na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), duas parlamentares fazem parte dessa representatividade, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e a deputada Lêda Borges (PSDB).

Deputada Delegada Adriana Accorsi

Adriana, que é natural de Itapuranga, cidade localizada a 160 km de Goiânia, está em seu segundo mandato consecutivo como deputada estadual da Alego. Eleita, em 2014, compôs, inicialmente, os quadros da 18ª Legislatura, tendo se reelegido também para a seguinte, ao conquistar, no pleito de 2018.

Na Casa de Leis, a deputada atua na criação de políticas públicas que de fato protejam as mulheres e meninas. Como parlamentar, Accorsi, luta também constantemente pela punição rigorosa dos casos de violência. Atualmente tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 5702/20, de sua autoria que, institui o Dia Estadual de Mobilização e Combate ao Assédio Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho, público ou privado, a ser realizado anualmente no dia 16 de dezembro, denominada Lei Isa Penna. Na justificativa da propositura, a deputada explica que a instituição da data tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar o assédio sexual contra mulheres no ambiente trabalho.

Deputada Lêda Borges

Assim como a deputada Delegada Adriana Accorsi, a deputada Lêda Borges também está no seu segundo mandato, e se destaca pelos seus fortes posicionamentos políticos e atuação na Casa Legislativa. Nascida em Conquista, Minas Gerais, a parlamentar é bacharela em Direito e servidora pública federal. Lêda iniciou sua vida pública em 1997, quando ficou à frente da Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás.

A deputada também contribui constantemente com pautas direcionadas à defesa dos direitos das mulheres. Recentemente, Lêda Borges propôs uma iniciativa que visa educar crianças, na primeira infância, sobre violência contra a mulher. A criação do Programa de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher na Primeira Infância, voltado à conscientização de crianças, é defendida no projeto de lei nº 4999/20. No detalhamento dos seus objetivos, a matéria esclarece que a iniciativa pretende levar às crianças, em linguagem e meios apropriados à idade delas, que a violência contra a mulher deve ser combatida.

Mulheres no Legislativo

Agora que você já sabe a origem do Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, aproveite e comemore essa data descobrindo mais informações sobre as trajetórias das atuais parlamentares e também das ex-deputadas da Casa. O material está disponível no e-book: Mulheres no Legislativo: o legado feminino no Parlamento goiano”.  Acesse neste link.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA