Terceiro a discursar na sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 16, o deputado petista Antônio Gomide cobrou do Governo Estadual a aquisição de mais doses da vacina contra a covid-19 e um cronograma de distribuição aos municípios goianos. Na retomada dos trabalhos do Poder Legislativo em 2021, o parlamentar afirmou que o governador Ronaldo Caiado (DEM) e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, como aliados de primeira hora deveriam estar mais afinados.
“Uma pergunta que todo o Estado de Goiás está fazendo: cadê a vacina, govenador? Ele veio a esta Casa, mostrou sua preocupação em relação ao imunizante, mas até agora não temos um cronograma e uma meta para acompanhar a vacinação nos municípios”, iniciou. O deputado continuou lembrando que apenas 2% da população de Goiás foi vacinada, sendo que Caiado é aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro. “Temos um general que literalmente caiu de paraquedas no Ministério de Saúde e que entende de saúde, no entanto, ele está lá para defender a hidroxicloroquina de forma incorreta e de não entregar aquilo que queremos no combate à pandemia”, disparou, apontando que Goiás tem este ano uma média de mortes maior que em 2020 em 76 cidades.
O representante de Anápolis observou que os municípios estão a mercê de um planejamento do Estado e num momento em que novos prefeitos estão assumindo as prefeituras tentando se situar, preocupados com a situação financeira e com a definição do secretariado. “Agora, é preciso que o Governo estabeleça metas e critérios para realmente ajudar a acabar com a pandemia em Goiás”, encerrou.