O governador Ronaldo Caiado (DEM) encaminhou o projeto nº 1868/21 que institui o Sistema do Artesanato de Goiás (SAG) e o Conselho do Artesanato de Goiás (Conart-Go), e cria o Selo do Artesanato de Goiás.
A proposta tem o objetivo de reposicionar estrategicamente o setor do artesanato em Goiás e estimular o potencial e o fortalecimento de sua governança, na criação de uma arquitetura cultural viva, porosa e inteligente, voltada aos artesãos residentes no estado.
Caiado afirma que Goiás tem uma diversidade cultural ampla, uma das mais ricas do Brasil, seja na cultura moderna e contemporânea ou em sua manifestação tradicional e popular.
‘‘O artesanato de Goiás é o elemento que materializa essa rica diversidade, manifestando-se em formas e sentidos extraordinários. Presente em todos os 246 municípios, é o setor econômico do Estado com o maior número de pessoas envolvidas, direta e indiretamente, com geração de ocupação, renda, dignidade, inclusão social e cidadania’’, diz o govenador.
A proposta destaca ainda que é necessário uma melhor organização dos artesãos e de políticas públicas específicas para a área, focalizadas nos talentos do cerrado, que facilitem o seu desenvolvimento, a sua fruição e sustentabilidade e que, ainda, reconheçam devidamente a sua importância, tanto simbólica como econômica.