Os parlamentares integrantes da Comissão de Turismo do Legislativo goiano, se reuniram na manhã desta terça-feira, 8, em sessão ordinária, para deliberação e votação de processos. Comandada pelo presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (Progressistas), os deputados aprovaram cinco proposituras.
Na oportunidade, foi apreciado e aprovado pelos deputados o calendário de atividades da comissão para o ano de 2021, com a realização de reunião com os novos gestores municipais do turismo, eventos nas 10 regiões turísticas de Goiás, encontro e segunda oficina do grupo de trabalho Turismo Inclusivo, além do Terceiro Seminário Legislativo de Turismo.
Em sua fala, o presidente do colegiado ressaltou a importância da atuação da comissão no que tange a apoiar a retomada do turismo nos municípios goianos e o empenho nesse trabalho.
Adailton também mencionou as atividades do grupo de trabalho Turismo Inclusivo, que serão retomadas em 2021, dentre elas uma ação para mostrar o quão acessível é Goiânia. O objetivo é transformar a capital em uma cidade referência em acessibilidade. O parlamentar salientou ainda, que a comissão irá trabalhar pela retomada dos festivais gastronômicos, a exemplo de São Simão, Nova Veneza e Terezópolis. “Queremos contar com a contribuição de todos os deputados da comissão para impulsionar e incrementar o turismo”, disse.
Selo Turístico
Ao fazer uso da palavra, o deputado Paulo Trabalho (PSL), ressaltou a importância do Selo de Qualidade Turística, ao parabenizar o autor da matéria. “O selo concedido pela Goiás Turismo é de iniciativa parlamentar, é muito importante para fortalecer a qualidade e atrair o turista de fora”, afirmou.
O projeto de lei nº 1843/19, é de autoria do deputado Coronel Adailton, e propõe conceder às empresas do setor privado, entidades prestadoras de serviço turístico e municípios do âmbito do estado de Goiás que se dediquem às atividades turísticas o selo de qualidade.
Também estiveram presentes na reunião os deputados: Amauri Ribeiro (Patriota), Amilton Filho (Solidariedade), Lucas Calil (PSD), Rafael Gouveia (Progressistas) e Zé Carapô (DC).
Acompanhe os processos aprovados
Processo nº 4724/19 – Deputado Vinícius Cirqueira – Reconhece o município de Jaraguá como polo turístico estadual. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro.
Processo nº 4721/19 – Deputado Vinícius Cirqueira – Reconhece o município de Aurilândia como polo turístico estadual. Relatado pelo deputado Thiago Albernaz.
Processo nº 1535/19 – Deputado Amilton Filho – Dispõe sobre a atividade do turismo rural e a política de fomento ao turismo rural em Goiás. Relatado pelo deputado Thiago Albernaz.
Processo nº 5082/19 – Deputado Antônio Gomide – Institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária. Relatado pelo deputado Paulo Trabalho.
Processo nº 1843/19 – Deputado Coronel Adailton – Institui o Selo de Qualidade Turística.
Confira o Calendário de Ações para 2021
Janeiro
– Reunião com os novos gestores municipais do turismo;
Fevereiro
– Evento sobre a região turística Ouro e Cristais, a pedido dos municípios de Pirenópolis e Cristalina;
– Reunião do grupo de trabalho Turismo Inclusivo;
Março
– Evento sobre a região turística – Estrada de Ferro;
Abril
– Evento sobre a região turística – Lagos do Paranaíba;
Maio
– Evento sobre a região turística – Águas Quentes;
– Segunda oficina do grupo de trabalho Turismo Inclusivo;
Junho
– Evento sobre a região turística – Negócios e Tradições;
Julho
– Evento sobre a região turística – Vale do Araguaia;
Agosto
– Evento sobre a região turística – Pegadas do Cerrado;
Setembro
– Reunião do grupo de trabalho Turismo Inclusivo, em comemoração ao Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (21/09);
– Terceiro Seminário Legislativo do Turismo, em comemoração ao Dia Internacional do Turismo e também Dia do Turismólogo e dos profissionais do turismo (27/09);
Outubro
– Evento sobre a região turística – Vale da Serra da Mesa;
Novembro
– Evento sobre a região turística – Chapada dos Veadeiros;
Dezembro
– Evento sobre a região turística – Águas e Cavernas do Cerrado.