InícioPOLÍTICA GOEm reunião nessa 4ª-feira, Comissão de Turismo articula apoio aos municípios na...

Em reunião nessa 4ª-feira, Comissão de Turismo articula apoio aos municípios na retomada gradativa das atividades


.

Deputados integrantes da Comissão de Turismo do Poder Legislativo de Goiás se reuniram para debater diversos temas pertinentes às necessidades do setor. Dentre os assuntos tratados durante o encontro, a cooperação do colegiado junto à Goiás Turismo, Secretaria de Estado de Saúde e Governo de Goiás, a fim de apoiar os municípios turísticos no que se refere à retomada das atividades; além da distribuição de seis processos, dentre eles o nº 4602/19, de autoria do deputado Paulo Trabalho (PSL), no qual são estabelecidas condições e requisitos para qualificar municípios como estâncias ou de interesse turístico, imediatamente aprovado durante a sessão. 

O encontro foi conduzido pelo presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (Progressistas), que esteve presente no auditório Solon Amaral, da Casa de Leis, aconteceu nesta quarta-feira, 17, às 10 horas. Os deputados, Amauri Ribeiro (Patriota), Amilton Filho (Solidariedade),  Paulo Trabalho (PSL) e Thiago Albernaz (PSDB), integrantes da comissão acompanharam a reunião de forma remota. A modalidade tem sido adotada para as reuniões da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), desde o início da pandemia de coronavírus (covid-19), que tem possibilitado a continuidade dos trabalhos do Parlamento goiano. 

Em sua fala, o presidente do colegiado ressaltou a necessidade da reabertura do turismo nos municípios, de forma gradual e segura, além de salientar a importância da aprovação pelo colegiado, do processo que trata da qualificação dos municípios turísticos. “É importante que na volta, já possam contar com a qualificação”, acentuou Adailton. Diante da necessidade de oferecer celeridade ao trâmite do mesmo, o relator Amilton se comprometeu a assinar o documento. 

Durante a reunião, os parlamentares foram unânimes em relação à necessidade de os municípios turísticos receberem apoio da comissão. Ao se manifestar, Albernaz apresentou requerimento verbal, a fim de que o colegiado possa elaborar uma carta ao governador Ronaldo Caiado (DEM) e a outros órgãos competentes, no intuito de que o protocolo de retorno das atividades turísticas, principalmente dos municípios que contam anualmente com o mês de julho como período de maior atividade do setor. “É preciso priorizar os protocolos que serão adotados, a fim de subsidiar gestores municipais com as recomendações de retomada”, acentuou ao citar o estudo que tem sido realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com essa finalidade. 

O parlamentar explicou que tem recebido cobrança dos gestores municipais em relação aos protocolos sanitários, que deverão ser adotados, já que os mesmos têm sido cobrados pelos empresários locais em relação aos procedimentos. “Eles precisam saber se poderão abrir ou não os destinos turísticos”, reiterou o parlamentar. 

Ribeiro, que atua na região de Caldas Novas, também se manifestou em relação às dificuldades enfrentadas pelo indústria do turismo, além de pontuar que mesmo com a retomada gradativa das atividades, é necessário buscar meios de socorrer as cidades turísticas para que tenham condições de sobreviver. “Caldas sobrevive única e exclusivamente do turismo, mesmo com a retomada gradativa, serão centenas de desempregados”, sentenciou o deputado. 

Adailton participou recentemente de reunião com empresários de Caldas Novas, ressaltou a importância da atuação da comissão a fim de apoiar o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, para que juntos seja possível auxiliar aos empresários do setor. “Defendo a retomada gradativa e segura das atividades”, pontuou o presidente da comissão.

Distribuição 

Processo nº 1535/19 – Deputado Amilton Filho – dispõe sobre a atividade do turismo rural e a política de fomento ao turismo rural.

Processo nº 1843/19 – Deputado Coronel Adailton (Progressistas)  – institui o Selo de Qualidade Turística.

Processo nº 4602/19 – Deputado Paulo Trabalho (PSL) – estabelece condições e requisitos para a qualificação de municípios como estância ou de interesse turístico.

Processo nº 4721/19 – Deputado Vinícius Cirqueira (Pros) – reconhece o município de Aurilândia, como polo turístico. 

Processo nº 4724/19 –  Deputado Vinícius Cirqueira (Pros) – reconhece o município de Jaraguá como polo turístico. 

Processo nº 5082/19 – Deputado Antônio Gomide (PT) – institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária em Goiás. 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA