InícioPOLÍTICA GODiego Sorgatto quer que agentes comunitários registrem indícios de violência doméstica verificados...

Diego Sorgatto quer que agentes comunitários registrem indícios de violência doméstica verificados em famílias


Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), pelo deputado Diego Sorgatto (DEM), prevê que os agentes comunitários de saúde e os agentes de assistência social registrem, obrigatoriamente, nos questionários aplicados às famílias, indícios de violência familiar, doméstica, sexual e demais violências interpessoais praticadas contra crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiências. O consumo de entorpecentes e bebidas alcóolicas por crianças e adolescentes também deverá ser anotado pelos agentes.

Segundo o deputado, a matéria visa preservar a dignidade da pessoa humana e o direito à segurança dos cidadãos e à preservação da família. E argumenta que, os agentes comunitários têm acesso as residências e conhecem os moradores e suas histórias, o que facilita a identificação de situações de violência doméstica e de uso de drogas pelos menores.

O parlamentar também lembra que as equipes do Programa de Saúde e Assistência Social são formadas por diversos profissionais, que podem discutir os indícios sob diferentes perspectivas, “facilitando a confirmação do evento e o planejamento das atividades a serem desenvolvidas”.

O processo, que tramita com o 3874/20, também propõe que os casos identificados pelos agentes deverão ser encaminhados às equipes técnicas dos Programas de Saúde e Assistência Social que, após análise, farão uma visita ao domicílio no prazo de 24 horas, para a verificação dos fatos, que se confirmados, deverão ser comunicados à Polícia Civil ou Militar, ao Ministério Público, ao Conselho Tutelar ou ainda à Vara de Família, Infância e Juventude, do Poder Judiciário.  

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA