A cidade destacada na campanha “Isso é Goiás” dessa semana é um lugar ideal para quem quer fugir da badalação e descansar, sossegadamente, cercado de encantos naturais e, ainda aproveitar os benefícios das águas termais. Estamos falando de Lagoa Santa, uma cidadezinha de pouco mais de mil habitantes, contando os moradores das zonas urbana e rural e apenas 20 e poucos anos de emancipação política. Mas pronta para receber os visitantes, de modo simples, mas totalmente acolhedor.
A história oficial conta que as águas termais foram encontradas por acaso, por um viajante mineiro, que buscava terras férteis e se deparou com as águas claras e límpidas do Córrego Fundo. Logo em seguida, seus homens encontram uma lagoa e surpresa… ao se banharem no manancial piscoso, perceberam que a água era quente. Também faz parte da narrativa que eles sentiram um grande bem-estar corporal, descobrindo assim, o potencial terapêutico das termas e daí, apelidaram o manancial de Lagoa Santa.
O desbravador Vergílio Ferraz fixou residência no local, que ao longo dos anos, foi ficando conhecido pelas águas quentes e medicinais. Muitos que ali chegaram, também foram ficando, dando início ao povoado. Anos depois, os descendentes de Vergílio Ferraz construíram a primeira pensão do vilarejo, que recebia os visitantes em busca de cura para seus males nas águas da Lagoa Santa.
Em 1997, o distrito de Lagoa Santa, pertencente à Itajá, teve sua emancipação política, o que não significou muita mudança na vida pacata dos lagoenses. Essa rotina só é quebrada nos feriados ou nas férias escolares, períodos em que os turistas chegam com mais intensidade ao pequeno município.
E quem vai á Lagoa Santa, costuma voltar. No Thermas Lagoa Santa, o visitante encontra um verdadeiro paraíso ecológico, formado por mata, rio e nascentes termais que formam a lagoa de águas límpidas, termais, minerais e medicinais, com temperatura média de 31ºC. Possui fontes naturais sulfurosas, ideais para quem deseja relaxar e recarregar as energias. A água deste balneário brota do subsolo, atingindo uma das maiores vazões de águas termais do mundo com 3,6 milhões de litros/hora. O empreendimento conta com um total de 370 mil m² de área verde intacta e passarelas que conduzem aos banhos nas termas, proporcionando um visual panorâmico de rara beleza. É possível fazer caminhadas pelas trilhas do bosque com árvores nativas e variedade de pássaros.
Já o Balneário Kin Gin oferece a estrutura de um clube aquático com 5 piscinas, toboágua, churrasqueiras, áreas verdes, lanchonete, restaurante e playground.
Para quem gosta de algo mais emocionante, tem o Rio Aporé, ideal para esportes náuticos de aventura. As águas do Rio Aporé são ligeiras em alguns trechos e calmas em outros. É ligado à lagoa por um canal, pelo qual recebe o excesso de água das minas termais. O Rio Aporé serve de divisa entre os Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. O passeio de lancha é outra atividade realizada no rio.
Lagoa Santa é mais uma cidade mostrada na campanha Isso é Goiás, que semanalmente destaca um município ou localidade do nosso Estado, seja pelas belezas naturais ou por manifestações culturais e artísticas. AS postagens acontecem sempre aos domingos no Facebook, no Twitter e no Instagram da Assembleia Legislativa de Goiás.