InícioPOLÍTICA GODezembro Laranja

Dezembro Laranja


Entre as diversas cores das campanhas de prevenção à saúde, desenvolvidas durante o ano, o Laranja colore o mês de dezembro, para lembrar a importância da prevenção ao câncer de pele.

A iniciativa, que integra uma campanha nacional de prevenção à doença, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, se justifica: os tumores de pele são os mais recorrentes em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos, sendo mais de 185 mil novos casos a cada ano, considerando-se os carcinomas basocelular e espinocelular e o melanoma, o mais grave deles. O número é maior do que os casos de câncer de próstata, de mama, cólon e reto, pulmão e estômago, também muito comuns na população brasileira.

Pela importância da iniciativa, todos os anos a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) abraça a campanha e promove diversas atividades de conscientização sobre o diagnóstico precoce da doença, mas em 2020, a pandemia inibiu a realização de eventos. Nem por isso, o Dezembro Laranja vai passar em branco. As redes sociais da Alego vão fazer a conscientização com orientações sobre a prevenção do câncer de pele.

Segundo o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, o dermatologista Marcos Antônio Nogueira, o medo da covid-19 também afetou a procura pelas consultas médicas. “A pandemia diminuiu bastante o atendimento em consultório, o que é preocupante, porque o diagnóstico precoce torna o tratamento mais fácil. A cirurgia vai ser um procedimento menor quando detectado no início. Sem essa prevenção, a doença pode avançar”, adverte o médico.

Apesar do tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, ter letalidade baixa e tratamento mais simples, o tumor tipo melanoma, bem mais raro – responde a apenas cerca de 8 mil novos casos – é muito mais agressivo, tendo risco de metástase (espalhamento para outros órgãos) aumentado. O médico Marco Antônio também alerta para a letalidade da doença. “O melanoma pode levar à morte, por isso, a necessidade de se procurar ajuda profissional, diante do aparecimento de qualquer suspeita”, diz ele.

Causas

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A exposição solar exagerada e sem proteção ao longo da vida, além das queimaduras solares, são os principais fatores de risco para esse tipo de tumor. Qualquer um pode desenvolver a doença, mas existem algumas pessoas mais propensas ao câncer de pele: indivíduos de pele, cabelos e olhos claros, com histórico de câncer de pele na família, quem tem muitas pintas pelo corpo e pacientes imunossuprimidos ou transplantados. Quem pertence a esses grupos deve fazer avaliações frequentes com um  dermatologista.

Para quem não é do “grupo de risco” para a doença, alguns sinais, que porventura surgirem na pele, também devem ser investigados: 

  • manchas que coçam, descascam ou sangram;
  • pintas ou manchas com alteração de tamanho, forma ou cor;
  • ferimentos que não cicatrizam em até quatro semanas.

E como diz o ditado que seguro morreu de velho, valem, ainda, outras dicas, que devem ser observadas, independente dos fatores de risco:

  • ­ faça um autoexame de pele regularmente e observe se há alguma mancha, lesão, ferida, sinal ou pinta nova ou que apresente alguma modificação. Não se esqueça de examinar também a palma das mãos, os vãos entre os dedos, a sola dos pés e o couro cabeludo;
  • evite a exposição excessiva ao sol, principalmente entre 10 e 15 horas. Use filtro solar com proteção adequada ao seu tipo de pele, além de chapéu e roupas para se proteger;
  • evite as queimaduras de sol, principalmente durante a infância e a adolescência, fase em que as pessoas costumam expor-se mais ao sol;
  • não exagere na exposição dentro das câmaras de bronzeamento artificial, porque também elas emitem raios ultravioleta.

E se quiser saber mais sobre a doença, acompanhe as orientações nas redes sociais da Alego: Twitter, Facebook e Instagram, que vão trazer informações sobre a prevenção ao câncer de pele durante todo o mês de dezembro. 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA