Sob comando do presidente Lissauer Vieira (PSB), os parlamentares da Assembleia Legislativa realizam, nesse momento, a primeira sessão extraordinária remota de autoconvocação. No período de apresentação de matérias, requerimentos de temas distintos foram protocolados junto à Mesa Diretora da Casa.
O deputado Henrique Arantes (MDB) pediu que fosse aberto debate sobre o pagamento das emendas parlamentares, segundo ele, acordado entre Alego e Secretaria de Economia, para que fosse feito antes das eleições municipais. O emedebista disse que teria recebido informação de que a titular da pasta, Cristiane Schmidt não estaria “liberando recursos para o pagamento das emendas”.
Logo em seguida, o presidente Lissauer Vieira afirmou a Henrique que essa informação não é verdadeira e que a Secretaria de Economia estaria trabalhando em conjunto com as pastas de Saúde e Educação para viabilizar a questão burocrática das emendas.
O presidente ressaltou, ainda, que há a possibilidade de que algumas emendas que estejam com a documentação completa sejam pagas antes das eleições municipais, mas lembrou que apesar de impositivas, o Governo estadual tem até dezembro deste ano para efetuar o pagamento.
O líder do Governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB), reforçou a fala de Lissauer ao afirmar que foi informado pela secretária Cristiane Schmidt que “o dinheiro para o pagamento das nossas emendas já está reservado e em caixa”. O líder disse que está havendo empenho das três secretarias para organizar a documentação referente aos municípios e a expectativa é a de que o pagamento das emendas parlamentares seja iniciado até o dia 10 de agosto.
Requerimentos
O deputado Helio de Sousa (PSDB) apresentou requerimento solicitando ao Governo do Estado a criação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) no município de Campinorte.
O tucano Talles Barreto também protocolou requerimento junto à Mesa Diretora da Assembleia. Ele pede que, após o fim do recesso parlamentar, no retorno dos trabalhos, que acontece no mês de agosto, a secretária municipal de saúde de Goiânia, Fátima Mrué, seja convocada para uma sabatina na Alego.