InícioPOLÍTICA GODelegado Eduardo Prado requer atendimento prioritário a doador de sangue

Delegado Eduardo Prado requer atendimento prioritário a doador de sangue


A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Todavia, de acordo com a Hemorrede Pública de Goiás (Hemogo), em setembro de 2020, os estoques de sangue caíram 36%, fato que tem preocupado as autoridades sanitárias, pois a pandemia não interrompeu os atendimentos nas unidades públicas de saúde e muitas pessoas dependem da transfusão de sangue.

Nesse sentido, o deputado Delegado Eduardo Prado (DC) criou o projeto de lei nº 5059/20, que visa alterar a Lei n° 12.121, de 5 de outubro de 1993, que concede estímulos especiais aos doadores voluntários e sistemáticos de sangue, e de medula óssea e de órgãos.

A proposta visa aumentar os estoques de sangue ao conceder como estímulo a prioridade de atendimento em estabelecimentos públicos aos doadores. O parlamentar destaca que, em Goiás, já existe a lei em vigor com estímulos para a doação de sangue, órgão e medula óssea, mas ele acredita que a inclusão dessa facilidade no cotidiano do doador será um impulso eficaz para aumentar o número de doadores.

A proposta será lida em Plenário e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA