A cidade de Cristalina, a 273 quilômetros de Goiânia, é o destaque dessa semana da campanha Isso é Goiás, divulgada nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás. A série de postagens visa mostrar um pouco do riquíssimo patrimônio natural, artístico, folclórico e cultural do nosso estado.
Cristalina é um município pouco conhecido pelos goianos, mas além de uma natureza de atrativos privilegiados para o lazer e os esportes aquáticos, abriga ainda a maior reserva de cristal de rocha do mundo, o que dá à cidade o status de maior centro de comercialização de pedras do Brasil. Mas apesar da força da atividade, a economia do município é sustentada, principalmente, pela agropecuária.
A cidade pertence à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Possui serras imponentes como a Serra dos Cristais, Serra dos Topázios e o Morro do Padre. Abriga nada mais, nada menos que 256 rios, riachos, ribeirões, veredas e nascentes. E nesses mananciais jorram cachoeiras que encantam e refrescam como a do Arrojado, dos Borellas, dos Adautos e ainda o Balneário das Lajes.
E tem mais: por ser considerada o ponto de equilíbrio do mundo pelo magnetismo de seu solo, Cristalina leva o rótulo de cidade mística. O município também tem um dos monumentos mais impressionantes de Goiás: a Pedra Chapéu do Sol, um enorme bloco de Quartzito que pesa mais de 340 toneladas e se equilibra, há milhões de anos, em uma base de pouco mais de um metro quadrado.
Imagino que você já tem motivos suficientes para conhecer Cristalina, mas ainda tem mais um: se você é uma pessoa que gosta de olhar os astros, o município tem o céu mais limpo do Brasil, facilitando a observação de fenômenos astronômicos. Então, seja durante o dia ou à noite, a cidade tem atrativos que vão, no mínimo, te agradar.
Se você já está encantado por Cristalina, se prepare. A próxima cidade destacada na campanha Isso é Goiás será Mineiros, no sudoeste do Estado. É no próximo domingo. No Facebook, twitter e Instagram da Alego.