InícioPOLÍTICA GOCompra de vacinas foi o principal tema da audiência pública que debateu...

Compra de vacinas foi o principal tema da audiência pública que debateu a atual situação do SUS no estado


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã desta quarta-feira, 17, audiência pública para debater a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. O deputado Paulo Cezar Martins (MDB) foi o idealizador da audiência.

Além do deputado Paulo Cesar Martins (MDB), participaram da audiência o deputado e presidente da Comissão de Saúde, Gustavo Sebba (PSDB), o vice-presidente da Comissão de Saúde, Antônio Gomide (PT), o Secretário de Saúde, Ismael Alexandrino; o deputado Delegado Eduardo Prado (DC); o presidente da Federação Goiana de Municípios, José de Sousa Cunha e Nilva De Melo Cavalcante, representando Edna de Souza Batista do Conselho Regional de Enfermagem. 

Também participaram da audiência, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes de Jesus; Denilson Magalhães, consultor da Área Técnica da Saúde que representou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi; o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás, Verônica Savatin Wottrich e o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvânio Francisco Morato.

Vacina

No início da reunião, Paulo Cezar Martins parabenizou o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB) por viabilizar a audiência. ‘‘Eu tinha um sonho de ser médico, mas não foi possível, e Deus me deu a oportunidade de ser político. Nós vivemos num mundo que nós precisamos analisar tudo que está acontecendo na pandemia. Eu sei que o sistema de saúde tem um papel importante para o desenvolvimento do estado e do país, mas há muito tempo, a maioria dos gestores municipais não vêm fazendo os investimentos necessários. Não devemos apontar dedos, mas precisamos discutir isso. Muitas pessoas estão morrendo por falta de UTI. Eu quero me juntar com os 40 deputados da Casa para fazer essa sugestão de debate para que possamos ter pluralidade e comprar vacina o mais rápido possível”, afirmou.

O parlamentar destacou ainda que é preciso entrar na fila para comprar as doses da vacina o mais rápido possível. ‘‘Todos nós estamos fazendo esforços, a Comissão de Saúde é uma das mais importantes atualmente. Estou aqui para que possamos fazer o papel mais importante que é comprar vacina. Nós temos que agir logo, não aguento mais ver meus amigos e minha família morrer, eu não estou conseguindo deitar no meu travesseiro e dormir em paz, porque a cada momento tem uma família necessitando de uma UTI. Eu não queria estar na pele do governador e dos prefeitos no momento’’.

Paulo Cezar disse ainda que todos estão angustiados, mas que é preciso ter um planejamento e uma ação em conjunto. ‘‘Eu sei que todos estão preocupados, mas precisamos agir. Nós temos que formar uma comissão e vamos conversar com o governador Ronaldo Caiado (MDB)’’.

O deputado e vice-presidente da Comissão de Saúde, Antônio Gomide (PT) afirmou que são necessárias iniciativas como essa para sair da grande crise na saúde atual. ‘‘Todos nós temos a mesma intenção, que é salvar vidas. Nós estamos na mesma direção. Precisamos bater o pé que o estado de Goiás acredita na ciência e que somos a favor da vacina.  É preciso de um programa mínimo de renda em Goiás, nós não podemos pedir para o cidadão ficar em casa sem renda’’, disse Gomide.

Diálogo

O Secretário de Saúde Ismael Alexandrino fez o uso da palavra e afirmou que no momento atual da pandemia, o diálogo deve prevalecer para que decisões possam ser tomadas e acertadas com absoluto respeito ao dinheiro público. 

‘‘Nossa principal missão é salvar vidas. A vacina é o principal meio para combater essa pandemia. Uma coisa que não pode pairar dúvidas na população é em relação a eficácia da vacina. Nós precisamos de leitos de UTIs. Assim que o STF manifestou a possibilidade dos estados e municípios adquirirem vacinas, no mesmo momento eu sugeri ao governador um projeto de lei para adquirir as doses. Nós estamos fazendo todos os esforços para conseguir vacinas’’.

Alexandrino fez um alerta para os líderes formadores de opinião, e disse que a vacina e o distanciamento social são os principais meios para combater a covid-19. O deputado Eduardo do Prado (DC) parabenizou o Secretário de Saúde pelo empenho para conseguir a vacina para o estado. 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA