Os deputados membros da Comissão aprovaram em reunião desta quarta-feira, 2, o voto em separado do líder do governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), ao projeto protocolado sob nº 5070/20, de autoria da Governadoria, que trata do Programa Universitário do Bem, o Probem, que é uma reformulação do Bolsa Universitária.
O voto em separado de Bruno acolheu emenda do deputado Talles Barreto (PSDB) ao relatório favorável do deputado Rafael Gouveia (Progressistas). Talles retirou do projeto item relativo à utilização de exame do Enem como critério de classificação de candidatos, já que, segundo ele, estudantes do interior, que não realizam a avaliação, seriam prejudicados.
De acordo com o texto da matéria, a proposta é de caráter socioassistencial e educacional, e tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento social e econômico do estado, por meio da concessão de bolsas de estudos, mediação do acesso ao mundo do trabalho e fomento à participação cidadã para alunos universitários socioeconomicamente vulneráveis.