InícioPOLÍTICA GOCidade de Rio Quente, apresentada pela campanha "Isso é Goiás" é destino...

Cidade de Rio Quente, apresentada pela campanha “Isso é Goiás” é destino certo para turistas brasileiros


Uma cidade pacata e charmosa. Águas termais e relaxantes. Opções de hospedagem que vão de pousadas a um dos maiores resorts do Brasil. Assim é Rio Quente, uma cidadezinha a 179 quilômetros de Goiânia, que é o destaque dessa semana nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás.

Até 1988, Rio Quente pertencia a Caldas Novas e era pouco conhecida. A maioria dos visitantes só frequentava o Rio Quente Resorts, então Pousada do Rio Quente, e a área de camping no entorno, chamada de Esplanada. Depois de ganhar a emancipação política, Rio Quente se desenvolveu e muito mais turistas passaram a frequentar o município, atraídos principalmente pelo maior rio de águas termais do mundo, com extensão de 12 quilômetros. A estrutura da cidade também foi melhorando e hoje Rio Quente oferece excelentes condições de acolhimento dos visitantes, mas diferente da cidade-origem, Caldas Novas, sem perder o charme e a tranquilidade de cidade interiorana.

Além do lazer, as águas termais também são terapêuticas, sendo excelentes para combater dores corporais. Por serem ricas em lítio, atuam na renovação celular e combatem infecções. Além disso, podem repor os sais minerais do organismo, já que são carregadas de minerais que o nosso organismo necessita, como ferro, magnésio, cálcio e zinco. E essa característica das termas é responsável pela atração de grande parcela dos visitantes, principalmente os mais idosos, que encontram na cidade, diversão e cura para algumas doenças. 

Origem das águas quentes

Até pouco tempo se acreditava que a temperatura da água, que chega a 38º, era proveniente de um vulcão extinto, mas, depois, estudos provaram que as águas são quentes por causa da temperatura natural do interior da terra. As águas da chuva penetram o solo e, pouco a pouco, vão abrindo caminho em direção ao centro da terra. Conforme vão atingindo regiões mais profundas, elas esquentam e ganham pressão. Depois elas voltam à superfície, através de rachaduras no solo.

Mas Rio Quente vai além das águas termais. O município é rodeado por bela vegetação e fauna do Cerrado e integra o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, uma reserva natural, com uma área de 123 km², cheia de trilhas e paisagens típicas da região. Duas cachoeiras coroam o passeio, encantam os olhos e refrescam os visitantes.    

Quando for viajar, coloque Rio Quente no seu roteiro. Você não vai se arrepender. Mas se você é daqueles mais precavidos e ainda não se sente seguro para viajar por causa do novo coronavírus, visite as redes sociais da Alego e descubra lugares incríveis pra você conhecer depois da pandemia.   

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA