InícioPOLÍTICA GOCampanha nas redes sociais "A importância do voto" conclama eleitor a não...

Campanha nas redes sociais “A importância do voto” conclama eleitor a não se abster do voto nas próximas eleições


Por meio do voto, o cidadão pode escolher, entre diversas opções, alguém que o representará nas instituições políticas que regem o País. Infelizmente, há muitos cidadãos que acabam se abstendo do voto e é sobre esse problema que a campanha “Importância do Voto” tem tratado nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A campanha digital traz reflexões em relação à justificativas como “não faz diferença”, “nada vai mudar”, “tanto faz”, que muitas pessoas usam para deixar de votar e, quando o cidadão não vota, ele acaba deixando outras pessoas decidirem por ele em relação a essa escolha tão importante para a democracia brasileira.

Atualmente, todo cidadão tem direito ao voto. Isso se deve a instituição, em 1988, da Constituição Federal brasileira. Todos brasileiros com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto. Mas nem sempre foi assim.

As votações eram restritas a homens com nível de renda mais alto durante a época das colônias e do Império brasileiro. Quando a República foi instalada, o direito ao voto foi estendido aos demais homens, porém, só em 1932, com a reforma do Código Eleitoral, que as mulheres obtiveram o direito de votar.

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) defende o voto consciente. “Votar é imprescindível, mas mais do que isso, precisamos votar conscientemente. Escolher bem nossos representantes, pessoas que vão trazer desenvolvimento, qualidade de vida e políticas públicas para proteger nossa vida, saúde e desenvolvimento”, disse.

Ela explica que tanto a ação de votar quanto a de não votar traz consequências que devem ser bem avaliadas. “O voto tem consequência, assim como não votar, porque outras pessoas vão escolher por nós quem vai dirigir e decidir o destino da nossa cidade, do estado e do país, por vários anos. Isso tem consequências na nossa vida, na qualidade de vida, nos serviços públicos que precisamos”, sustentou.

As redes sociais da Casa de Leis estão sempre inovando com campanhas informativas, educativas e de fácil compreensão. Para saber mais sobre esse e diversos outros projetos, é só ficar ligado nos posts que são publicados diariamente!

 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA