O mês de setembro chegou. E, com ele, a missão de conscientizar a população para prevenir e reduzir o número de suicídios. Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria apontam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. Trata-se de uma triste realidade, que contabiliza cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
Apesar de ser um assunto delicado é preciso abordar o tema, desmistificar e democratizar o acesso ao atendimento psicológico para prevenir o suicídio. Na maioria das vezes, o suicídio não acontece por uma decisão súbita e repentina: ele costuma ser o ponto final de uma longa trajetória, marcada por depressão e outros transtornos que abalam o bem-estar, mas que podem ser tratados.
Ao contrário do que muitos pensam, cuidar da saúde mental pode sim ser acessível para todos e para incentivar a busca por ajuda, nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás foi disponibilizada uma lista de clínicas, escolas e instituições que oferecem serviço psicológico gratuito para população. Confira:
Atendimento gratuito:
Centro de Psicologia UFG
(62) 3209-6298
Clínica Escola PUC-GOIÁS
(62) 3946-1198
Clínica Escola UniAlfa
(62) 3272-5089
Núcleo de Psicologia Aplicada Universo
(62) 3238-3719
Serviço de Psicologia Aplicada Estácio
(62) 3601-4934
Além da orientação médica, é possível buscar ajuda também nas redes gratuitas de atendimento. O CVV, por exemplo, está disponível 24 horas por dia durante a semana. O número do telefone é o 188.