InícioPOLÍTICA GOCampanha Agosto Lilás nas redes sociais da Alego reforça a importância de...

Campanha Agosto Lilás nas redes sociais da Alego reforça a importância de combater à violência contra a mulher


.

Com o objetivo de ampliar a discussão do enfrentamento à violência doméstica e conscientizar a população sobre o combate às agressões contra as mulheres, a seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI) da Assembleia Legislativa de Goiás realiza nas redes sociais da Casa a campanha Agosto Lilás.

A iniciativa visa também a divulgação da Lei Maria da Penha, que tipifica o crime de violência doméstica e reforça a necessidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância de denunciar os casos.

Crescimento de casos de violência contra mulher

Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) revelaram que em março, com o início da quarentena, o número de denúncias recebidas pelo canal Ligue 180 aumentou 17,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já em abril, o crescimento foi de 37,6%, considerado o mesmo mês de 2019. Muitas mulheres nem conseguem fazer as denúncias, o que gera um número alto de subnotificações e uma quantidade grande de casos que não são contabilizados.

Como denunciar

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em delegacias e órgãos especializados em Goiás, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, também funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.  Além dele e do Disque 100 (Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos), as denúncias também podem ser realizadas pelo 190 (Polícia).

E mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, familiares ou até desconhecidos podem utilizar um desses canais de atendimento para denunciar uma agressão que tenham presenciado. Após mudanças recentes na lei, a investigação não pode mais ser interrompida, ainda que a vítima desista da ação.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA