InícioPOLÍTICA GOCairo Salim quer promover e estimular a cultura da doação

Cairo Salim quer promover e estimular a cultura da doação


Tramita na Alego o projeto de lei que institui o “Dia de Doar”, a ser comemorado, anualmente, na terça-feira subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças. A propositura Cairo Salim (Pros) foi protocolada com o 5851/20, deve ser deliberada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação na retomada dos trabalhos da Casa.

De acordo com o parlamentar, o “Dia de Doar” é uma campanha mundial, realizada anualmente e que objetiva promover e estimular a cultura da doação. É um movimento que visa despertar nossa sociedade para a importância da solidariedade e generosidade no país, principalmente no que se refere as organizações da sociedade civil, muitas delas necessitando de apoio para continuar atuando no interesse público.

Criado pela Organização 92Y, na cidade de Nova Iorque, o “Dia de Doar” é conhecido como “GivingTuesday”, ou seja, “Terça-feira da Doação”, e veio contrapor-se a apologia ao consumo de ações como a “BlackFryday” ou a “CyberMonday”. A data escolhida para a comemoração é móvel, uma vez que se estabeleceu a terça-feira subsequente ao feriado do “Thanksgiving Day”, ou Dia de Ação de Graças, comemorado no mês de novembro.

Como ocorre em muitos outros países, o Brasil já vem celebrando o “Dia de Doar” concomitantemente com os Estados Unidos, uma vez que o Dia Nacional de Ação de Graças, instituído pela Lei Federal nº 781, de 17 de agosto de 1949, e modificada pela Lei Federal nº 5.110, de 22 de setembro de 1966- reproduz a data do feriado norte-americano e a sua comemoração na 4ª (quarta) quinta-feira do mês de novembro.

“Oportuna e ideal a data escolhida para esta notável campanha, já que o Dia de Ação de Graças simboliza a gratidão e o reconhecimento pelas bênçãos e pelos bons acontecimentos e nada poderia tornar mais efetivo o agradecimento do que o gesto de doar ao próximo, beneficiar o mais necessitado, de dividir, compartilhar”, afirmou Cairo Salim.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA