InícioPOLÍTICA GOAprovado em primeira votação concessão de Título de Cidadania Goiana à ministra...

Aprovado em primeira votação concessão de Título de Cidadania Goiana à ministra Damares Alves


Pelo placar de 16 a 6, foi aprovado em primeira votação o projeto de lei nº 3105/20, que concede Título de Cidadania Goiana à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, Damares Regina Alves. A iniciativa é do deputado Zé Carapô (DC).

Em sua justificativa, o parlamentar coloca que a homenageada, natural do Paraná, é advogada, pedagoga, ativista, ex-assessora parlamentar, defensora dos direitos humanos e, também, pastora da Igreja Batista. Frisa que Damares Alves se mudou ainda criança para o Nordeste, com a família. Também informa que ela morou nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo e no Distrito Federal.

“Por onde passou desenvolveu projetos e campanhas que foram substancialmente significativos para crianças e mulheres. Suas ações sociais começaram ainda na adolescência, com apenas 13 anos, Damares realizou ações de combate à fome e à sede de crianças no sertão da Bahia. Em meados da década de 80, foi uma das fundadoras do Comitê Estadual do Movimento Nacional Meninas e Meninos, em Sergipe, que tem como principal objetivo social a proteção de crianças em situação de rua”, acrescenta o deputado.

Zé Carapô frisa, também, que, ainda na década de 80, a homenageada “atuou vigorosamente na defesa dos direitos das mulheres pescadoras e trabalhadoras do campo; se envolveu na luta contra o aborto e na recuperação de viciados em drogas”.

E diz mais: “A partir da década de 90, Damares iniciou na área jurídica na defesa da preservação dos valores familiares e conservadores. Advogou voluntariamente por anos para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica.  A homenageada foi fundadora de várias entidades e movimentos sociais que apresentam notável relevância para a sociedade brasileira, como, por exemplo, foi uma das fundadoras da entidade ATINI – Voz pela Vida; ajudou na fundação do Movimento Brasil sem Azar e do Movimento Brasil Sem Aborto”.

Ressalta, ainda, que Damares atuou ativamente no Congresso Nacional por mais de 20 anos e que é uma mulher comprometida com as causas das mulheres, crianças, dos indígenas, da vida e da família. Lembra que a ministra já foi agraciada com o título de cidadã goianiense pela Câmara Municipal de Goiânia e, depois de outras considerações, Zé Carapô solicita apoio de seus colegas parlamentares para aprovação unânime do projeto de lei de sua autoria.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA