Polícia Penal do Paraná celebra 4 anos com novos equipamentos, viaturas e valorização dos servidores

Publicado em: 25/10/2025 10:06

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) completa quatro anos de criação neste sábado (25), consolidando um novo momento na segurança pública do Estado. Desde que foi instituída como força essencial da segurança pública, em 2021, a corporação vem ampliando sua estrutura, reforçando o efetivo e investindo em tecnologia, equipamentos e na valorização dos servidores.

“A Polícia Penal é uma das forças que mais evoluíram nos últimos anos no Paraná”, destaca o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Hoje temos uma instituição moderna, equipada e preparada para atuar com profissionalismo e humanidade. Esses investimentos garantem mais segurança aos servidores, mais eficiência ao sistema prisional e maior segurança a todos os paranaenses. Por isso, é uma honra celebrar o quarto ano dessa reformulação”.

Recentemente, a PPR recebeu um conjunto de equipamentos e veículos que reforçam sua atuação em todo o Estado. Apenas neste ano, foram entregues sete óculos de visão noturna, 60 magnificadores e 330 fuzis, ampliando a capacidade operacional e a segurança dos servidores.

A corporação recebeu ainda sete novas viaturas, sendo duas para uso administrativo e cinco adaptadas para o trabalho com cães, utilizadas para atividades do canil e distribuídas entre cinco regionais do sistema penitenciário. Os veículos adaptados permitem transporte adequado dos animais e atuação em operações de segurança, revistas e escoltas.

“Nossa história é feita de compromisso, coragem e transformação”, ressalta a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre. “De um modelo inicialmente focado no encarceramento, avançamos para políticas públicas que conciliam segurança, disciplina e ressocialização, sempre buscando dignidade e respeito à pessoa em condição de privação de liberdade”.

“O desafio que se coloca diante de nós, agora, é seguir modernizando o sistema, ampliando programas de tratamento penal, valorizando nossos profissionais e promovendo um ambiente mais seguro. Hoje, celebramos o compromisso com o futuro”, acrescentou ela.

A valorização dos servidores também é destaque. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (02) o Decreto nº 11.368/2025, que autoriza a promoção de 1.181 policiais penais. Esta é a primeira promoção realizada dentro dos novos moldes da carreira, após a modernização do Quadro Próprio dos Policiais Penais (QPPP ). A medida reforça o compromisso do Estado com a valorização e reconhecimento da categoria.

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) deu início, neste mês, ao curso de formação da turma complementar, com a convocação de 100 novos alunos. Com essa nova etapa, a instituição avança para a formação de cerca 500 policiais penais no 1º Curso de Formação Profissional da história da PPPR. Entre janeiro e março deste ano, o curso foi realizado simultaneamente em Curitiba e Londrina, resultando na aprovação de aproximadamente 400 alunos. A formação segue até 12 de dezembro.

OUTROS INVESTIMENTOS – Em 2024, o Governo do Estado também investiu na modernização da PPPR com a aquisição de 225 viaturas e 1.400 coletes balísticos, além de uma nova identidade visual, distribuindo 2.587 kits de uniformes, incluindo calças e camisas táticas, aprimorando a segurança, a estrutura e o conforto dos servidores. Ao todo, os investimentos ultrapassam R$ 36 milhões.

TRABALHO E RESSOCIALIZAÇÃO – A PPPR também tem se destacado na inserção de pessoas privadas de liberdade no mercado de trabalho, promovendo oportunidades que contribuem para a ressocialização e para a redução da criminalidade.

Desde a criação da PPPR, o número de custodiados que exercem trabalhos em canteiros próprios do sistema prisional, cooperativas ou projetos de artesanato aumentou cerca de 83% — passando de 7.832 para cerca de 14.324 — consolidando políticas públicas que unem segurança, disciplina e reinserção social.

Atualmente, os programas de trabalho penitenciário contemplam diversas áreas, como produção industrial, agricultura e serviços, permitindo que os custodiados adquiram qualificação profissional e experiência prática. Essas ações reforçam o compromisso da Polícia Penal com uma gestão humanizada e eficiente do sistema prisional, preparando os indivíduos para uma reinserção social mais segura e produtiva.

POLÍCIA PENAL DO PARANÁ — Criada em 2021, a PPPR é responsável pela custódia, escolta, vigilância e tratamento penal de pessoas privadas de liberdade, além de atuar em operações de segurança, inteligência e reinserção social. A instituição tem se consolidado como peça fundamental na integração das forças de segurança pública do Estado, contribuindo para um sistema penitenciário mais seguro, moderno e eficiente.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Compartilhar

Faça um comentário