A Polícia Militar atuará nos 246 municípios de Goiás, com reforço de efetivo e medidas específicas, durante as eleições, que acontecerão no próximo domingo (15).
Com a intenção de uma estratégia diferenciada para este processo eleitoral, a PMGO destinará 5.500 policiais militares para os locais de votação. Já no policiamento ordinário, 2.400 policiais militares serão empregados, além de 1.150 viaturas.
Todos os 2.471 locais de votação do estado estarão guarnecidos com equipes de policiais militares, prontos para zelar pela segurança do ambiente e orientar a população a exercer seu direito à democracia, de forma pacífica.
Esse reforço do efetivo, em um período de tantas particularidades, é ideal para oferecer apoio às unidades operacionais já existentes em todos as cidades, regiões e áreas de Goiás, fomentando uma cultura de paz em um dia onde todos reafirmarão suas condições de cidadãos.
Além de cumprir a competência constitucional e as diretrizes articuladas com engajamento para a preservação da ordem durante as eleições, a PMGO assegurará as necessidades da segurança pública em apoio à Justiça Eleitoral.
É válido lembrar que além da atuação geral da Polícia Militar, que realizará o típico trabalho de policiamento preventivo e ostensivo durante o pleito, os policiais militares estarão atentos ao combate dos crimes específicos do Código Eleitoral, como as propagandas de “boca de urna.”
Ainda, o processo eleitoral do próximo domingo trará particulares advindas da pandemia da COVID-19, que serão estritamente observadas, segundo os protocolos sanitários exigidos pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE.
A Polícia Militar endossa a importância do dia, colocando-se à disposição para que todos os goianos exerçam esse direito alicerçador com tranquilidade e organização.
Texto: Sd Caroline