O Regimento de Polícia Montada (RPMon) completa nesta terça-feira, dia 23 de junho seu 38º aniversário, cumprindo suas mais diversas atribuições no âmbito da segurança pública do Distrito Federal.
Atualmente, o Comando de Policiamento Montando (CPMon) é composto por cerca de 300 policiais, em dois regimentos e do Centro Médico Veterinário (CMV). O 1º regimento exerce atividades ostensivas, já o 2º regimento, atividades de policiamento de choque.
O comandante da unidade, coronel Vinícius Silva de Freitas, parabeniza a todos que fazem parte dessas unidades.
“Como comandante do Comando de Policiamento Montado da Polícia Militar do Distrito Federal, gostaria de ser o primeiro a cumprimentar o 1° RPMON Coronel Rabelo pelo transcurso do seu 38° aniversário, bem como agradecer a todos os pioneiros, veteranos e ativos desta Unidade que tanto contribuíram e contribuem para com sua história. Em especial, agradecer a cada policial militar do Regimento, do comandante, ao praça mais moderno, em todas as funções, pelo desempenho impecável de suas atividades colaborando na nobre missão de manter e preservar a ordem pública no Distrito Federal,” completou.
Cavalaria, Cavalaria,
Tu és na guerra a nossa estrela guia.
Montado sobre o dorso deste amigo:
O cavalo que, altivo, nos conduz,
Levamo-lo, também, para o perigo,
Para lutar conosco sob a cruz.
Trecho da Canção da Cavalaria
Teófilo Ottoni da Fonseca
História da Cavalaria da Polícia Militar do Distrito Federal
Em março de 1980 partiram para o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (RCGD), um grupo de oficiais e praças que iniciaram, naquela Unidade, um estágio de equitação dando assim os primeiros passos para a criação de uma Unidade Hipo na Polícia Militar do Distrito Federal (DF).
A Portaria PMDF de 10 de junho de 1980, assinada pelo então Comandante-Geral, coronel Cav QEMA Êgeo Corrêa de Oliveira Freitas, criou o Núcleo do Regimento de Cavalaria Coronel Francisco Rabelo Leite Neto, composto inicialmente por um Esquadrão Hipo, sediado na cidade satélite de Taguatinga, subordinado administrativa e operacionalmente ao 2º Batalhão de Polícia Militar.
No dia 23 de agosto de 1980 chegava à cidade de Brasília 80 (oitenta) cavalos vindos do Rio Grande do Sul, os quais formavam o primeiro plantel hipo da Corporação. Com apoio da Secretaria de Agricultura e da Fundação Zoobotânica do Distrito Federal, cedendo campos, instalações e assistência veterinária, foi possível estabelecer, provisoriamente, a sede do Esquadrão na Granja Modelo Riacho Fundo.
Para organização do primeiro quadro orgânico, os oficiais e praças foram retirados dos efetivos das diversas Unidades Policiais Militares. E para suprir a necessidade de logo iniciar os treinamentos de homens e animais, 80 (oitenta) policiais voluntários, da 27ª turma de soldados se dedicaram à especialização.
Em 12 de dezembro de 1980, iniciava-se oficialmente o Policiamento Ostensivo Montado do DF, atividade esta que, incansavelmente, vem sendo desempenhada diuturnamente desde então.
Com Decreto nº. 6.828, de 23 de junho de 1982, assinado pelo então Governador do DF, Aimé Alcebíades Silveira Lamaison, foi criado o REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA, ficando subordinado ao Comando-Geral, com autonomia administrativa, com atribuição de executar o Policiamento Ostensivo Montado em todo o DF e cumprir missões determinadas pelo Comandante-Geral da Corporação. Através do Decreto nº. 20.468 de 30 de junho de 1999, assinado pelo então Governador do DF, Joaquim Domingos Roriz, foi dada a denominação histórica de “REGIMENTO CORONEL RABELO”.
Em 20 de março de 2017 por meio do Decreto nº 38.068, assinado pelo, à época Governador do DF, Rodrigo Rollemberg, o Regimento adquiriu novo formato; a mudança aconteceu com a criação do COMANDO DE POLICIAMENTO MONTADO e subordinados a ele o 1º REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA, o 2º REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA e o CENTRO DE MEDICINA VETERINÁRIA. Assim, o grande Comando, responsável por todo policiamento montado e coordenação dos dois regimentos, tem como comandante o coronel QOPM Vinicius Silva Freitas. O 1º Regimento “Regimento Coronel Rabelo” responsável pelo policiamento ordinário, possui como comandante o major QOPM Jamilson José Batista de Moura. O 2° Regimento “Regimento General Egêo”, é responsável pelo policiamento de choque montado, localizado no Parque da Cidade e possui como comandante atual o major QOPM Rodrigo Silva Abadio. O Centro Médico Veterinário tendo como comandante a tenente coronel QOPMSV Graciany Batista Pires.
Além de suas atividades operacionais as unidades de Cavalaria, como representantes da Corporação, dedicam-se, também, às atividades esportivas hípicas. Os cavalarianos da PMDF têm representado a Corporação também em competições hípicas nacionais, gozando de carinhosa atenção por parte daqueles que comungam dos sentimentos hípicos.
No 1º Regimento “Regimento Coronel Rabelo”, a PMDF presta serviços de atendimento à comunidade brasiliense, por meio do Centro de Equoterapia e da Escolinha de Equitação.
No Centro de Equoterapia são desenvolvidas atividades educacionais e terapêuticas, que utilizam cavalos para tratamento de pessoas com necessidades especiais, visando o desenvolvimento bio-psicossocial. O acesso aos tratamentos é feito mediante indicação médica e após avaliação da equipe interdisciplinar.
A Escolinha de Equitação é destinada ao público infanto-juvenil, a partir dos 07 (sete) anos de idade, sua finalidade é ensinar aos cavaleiros e amazonas os primeiros passos sobre o cavalo e aperfeiçoá-los na prática equestres desportiva. O acesso a esta atividade é feito no próprio Regimento, mediante contato prévio e disponibilidade de vaga.
Se não tiveres o olhar da águia, a rapidez do raio e a coragem do leão…
Para trás, não és digno de pertencer ao furacão da CAVALARIA…
Carga!!!
Veja aqui documentário sobre a criação e história do Regimento de Policiamento Montado da PMDF