Fotos: Marcos Lopes
O 1º Batalhão da Policia Militar do Distrito Federal, realizou na tarde desta quinta-feira (16), na SQS 313, a implementação da primeira rede rádio e o primeiro treinamento dos porteiros que participam do Projeto Vizinhança. A ação faz parte de um conjunto de atividades realizadas por meio de uma parceria entre a PMDF e a comunidade com o objetivo de trazer mais segurança a todos.
Outras atividades também serão implementadas na quadra como a instalação de sirenes nos prédios e guia de segurança para os moradores. A ideia é que o Projeto Vizinhança possa se expandir para toda a área da Asa Sul, criando uma região mais integrada, consciente das ações preventivas de segurança e capacitada para colaborar com o trabalho da PMDF e com a manutenção da segurança pública.
Projeto Vizinhança
Nascido de uma necessidade que o Primeiro Batalhão da PMDF, responsável pela área da Asa Sul, tinha de melhorar a confiança, proximidade e interação entre a policia e os moradores da região e juntos buscarem soluções efetivas para combater à criminalidade. Desse desejo surgiu a implementação do Policiamento Preventivo e junto com ele o Projeto Vizinhança.
O projeto é desenvolvido com base em três pilares: aproximar, integrar e proteger. Por meio de visitas realizadas nas quadras da asa sul o policiamento vizinhança conhece os moradores, as necessidades de cada área, assim como, suas peculiaridades. Em seguida, a polícia propõe que os moradores se organizem em grupos de mensagens instantâneas no celular para debaterem melhorias que poderiam ser realizadas no âmbito da segurança. Esses grupos também servem para que a PMDF participe mais da rotina das quadras e estejam por dentro do que acontece na área.
Após a fase de aproximação, iniciam os treinamentos com os agentes de portaria dos blocos e a implementação da rede rádio da quadra. Os treinamentos são realizados por policiais militares da equipe do policiamento vizinhança. Dentre os conteúdos ministrados estão: o que é o policiamento comunitário, formas mais seguras de assumir o serviço e se portar diante de situações perigosas, treinamento completo para operar o rádio, dicas de segurança para os moradores, etc.
A última etapa do projeto busca criar na comunidade o senso de responsabilidade e cuidado um com o outro. A proteção será realizada de forma conjunta: policia, moradores e porteiros. Cada um realizando o seu papel de forma correta e bem instruída. Para a comunidade, ações como essas são fundamentais prevenir atos violentos na quadra, manter a integração entre os vizinhos e aumentar a sensação de segurança.