FOTOS: Paulo Jamir
Os policiais militares integrantes do Grupo Tático Operacional 33 (GTOP 33 – 13º Batalhão), subtenente Gilvan, sargento Peter de Oliveira, soldado Andreia, soldado Bruna Jaques, soldado Nóbrega e soldado C. Alves, compareceram na manhã desta sexta-feira (12 de fevereiro), no Banco de Sangue Hemoclínica, localizado na 716 Sul. Os policiais militares se mobilizaram para atender aos pedidos dos bancos de sangue do DF para fazerem a doação. Segundo os diretores desses locais, os estoques vêm sofrendo oscilações e a ajuda da população é sempre necessária. Atenta a isso, policiais militares das mais diversas unidades vêm doando sangue ao longo dos meses de janeiro e fevereiro para ajudar a equilibrar os estoques dos bancos de sangue do DF.
Segundo a soldado Andrea, o GTOp 33 teve essa bonita iniciativa ante a baixa contribuição de doadores, principalmente devido a pandemia da COVID 19. A policial militar recebeu um pedido da Hemoclínica por já ser doadora e mobilizou outros colegas para fazer esse gesto de amor ao próximo. Ela ainda ressaltou a importância do Comandante do Batalhão disponibilizar a tropa para fazer essa doação. Ela também falou sobre a sensação de poder ajudar uma pessoa que nesse momento pode estar precisando de sangue: “a nossa missão, não só como policial militar, mas como pessoa, é sempre estender a mão a quem precisa e isso é o mínimo que podemos fazer, pois não custa nada e não nos prejudica”, disse a soldado Andreia.
O funcionário da CAESB Sílvio, que também doava sangue, elogiou a inciativa dos policiais militares. Ele achou muito gratificante e inspirador presenciar esse tipo de atitude, pois, além de exercerem uma profissão de risco, eles ainda doam o seu tempo de folga e o seu sangue, para aqueles que mais necessitam.
Essa é a primeira vez que integrantes do GTOp 33 comparecem para doar sangue. A expectativa é que na próxima sexta, outros policiais militares do GTOP 33 compareçam a Hemoclínica para realizar a doação de sangue.