Na tarde desta terça-feira, 6 de outubro, foi celebrada no Batalhão de Policiamento com Cães da PMDF, uma missa em ação de graças em homenagem aos cães de combate e em tributo ao dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.
A celebração foi presidida pelo Capelão 1º Tenente Jeferson da Polícia Militar do Distrito Federal, e contou com a presença do major Reis, comandante do Bpcães, além de praças e civis. Na ocasião, o Capelão Militar promoveu a bênção dos fiéis devotos e dos cães da corporação presentes na celebração.
Segundo o pároco da corporação, “agradecer é um gesto profundo de amor, pois a gratidão leva-nos bem para dentro do coração do Senhor Jesus e do irmão. Por isso, irmãos e irmãs em comemoração ao dia de São Francisco de Assis, celebrado no último domingo, dia 04 de outubro, apresentamos a Deus nossa profunda gratidão pela dádiva do policiamento com cães realizado pela PMDF”.
São Francisco de Assis, o protetor dos animais
O santo é considerado pelos católicos o padroeiro dos animais e da natureza, além de ser conhecido como o santo dos Pobres.
Nascido em Assis, na Itália, São Francisco dizia que para ele todas as criaturas eram obras de Deus, e as chamava de irmãos. Em carta apostólica escrita em 1999, o papa João Paulo II proclamou, o santo ; celeste padroeiro dos cultores da ecologia. Francisco via em toda a criação a presença de Deus. De modo especial, se tornou defensor dos animais, pela proximidade maior com os seres humanos. Para ele, toda a criação está conectada.