Hoje foi um dia mais que especial para o Sargento da reserva remunerada, Antônio RITA Xavier, portador da antiga matrícula 1597 da Polícia Militar do Distrito Federal. A homenagem aconteceu na manhã desta quarta-feira (25) após a equipe do sargento Brito e sargento Ramos encontrarem o “antigão”, como são chamados carinhosamente os policiais mais antigos da corporação, na área central de Sobradinho. A equipe o convidou para falar no radiocomunicador da viatura, fato que deixou o policial da reserva muito feliz e empolgado.
Depois de tantos anos na reserva, o policial pôde reviver os tempos áureos em sua carreira militar, em que patrulhava às ruas de Sobradinho, como ele mesmo se considera “um dos fundadores” da PMDF, ou seja, um dos primeiros policiais militares da capital do país.
O sargento nasceu em maio de 1930, na cidade de Itacuruçu, Rio de Janeiro, onde foi policial militar antes de vir para o DF. Seu filho, o do Subtenente Xavier Filho, conta que ele está na reserva desde de 1978, quando sofreu um acidente. “meu pai é uma figura muito querida e conhecida na região de Sobradinho. Eu me espelho nele, entrei na PMDF em 1982 e fui pra reserva em 2012.”
O policial se orgulha da profissão e de todo serviço prestado à sociedade durante sua carreira militar “é com muita honra que ingressei no dia 3 de junho de 1953 nas fileiras da PMDF” e completou ressaltando a importância do quartel de Sobradinho em sua vida “eu participei da inauguração do quartel de Sobradinho, então eu fui um dos fundadores do atual 13º BPM, antiga Companhia de Guarda e Independência da Polícia Militar”.