Ocorreu na manhã de hoje (17), no Regimento de Polícia Montada da PMDF Coronel Rabelo, a passagem de comando da unidade. Estiveram presentes na solenidade o coronel Edmar Martins, chefe da Seção de Pessoal e Saúde do Estado Maior, o coronel Flávio Luíz de Andrade, comandante em exercício do Comando de Policiamento de Missões Especiais, coronel Edvã Souza, comandante do Comando de Policiamento de Trânsito e o coronel Fábio Augusto Vieira, comandante do 1º Comando de Policiamento Regional. Devido à pandemia da covid-19, a solenidade foi restrita, cumprindo apenas um rito simplificado, porém simbólico.
Deixou o comando da unidade o major Janílson José Batista de Moura, entrando eu seu lugar o tenente-coronel Leonardo Siqueira dos Santos. O comandante substituído iniciou seu discurso com a citação de um trecho de um de seus salmos preferidos, o de número 103: “Bendize, ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”. Ele falou do sentimento de gratidão a Deus por ser policial militar e do sentimento de gratidão a esposa e seus filhos pela compreensão, tolerância e apoio. Ele destacou o amor pelo cavalo, um amor que “só quem é de cavalaria pode entender”. O major enfatizou que ao longo de onze anos de cavalaria fez muitos amigos na unidade, destacando as três montarias que teve durante o período. Ele encerrou a fala desejando sucesso ao tenente-coronel Leonardo Siqueira.
O novo comandante tem 26 anos e oito meses de experiência da PMDF. Sua última unidade foi o Departamento de Controle e Correição (DCC), na função de chefe da Divisão de Polícia Judiciária Militar, cargo desempenhado nos últimos três anos. É fluente em três idiomas (inglês, francês e espanhol), é arbitro internacional de tiro prático, tendo sido campeão brasileiro de Tiro Policial, modalidade saque rápido (revólver), em 2004. É bacharel em Direito, licenciado em Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Estratégica da Segurança Pública e Direito Militar.
O momento da transmissão de cargo foi marcado pela passagem do comandante substituído ao comandante substituto da espada do patrono do regimento, coronel Rabelo, e do capacete com penacho branco, ambos são símbolos do comandante da unidade.
Um pouco de história
A espada do patrono do Regimento de Polícia Montada, coronel Francisco Rabelo Leite Neto, é o símbolo máximo do comandante do Regimento de Polícia Montada, sendo repassada para o RPMon pela senhora Teresinha Rabelo, esposa do patrono. Durante o período em que comandou a PMDF, o então coronel Rabelo envergou com orgulho e altivez a farda da PMDF e a espada, que hoje foi passada para as mãos do tenente-coronel Siqueira, comandante que assumiu o RPMon.