InícioPOLÍCIA MILITAR DFNovembro Azul: um sinal de alerta para a saúde dos homens

Novembro Azul: um sinal de alerta para a saúde dos homens

- PUBLICIDADE -


Como já acontece todos os anos, o mês de novembro é integralmente dedicado para reforçar o alerta e a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, mais frequente entre os homens.

Embora comum, por medo ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Por isso, a necessidade de desenvolver ações para estimular a realização do diagnóstico precoce, já que as taxas de incidência no Brasil vêm aumentando devido ao aumento da expectativa de vida.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano devem ocorrer em decorrência da doença no Brasil, que geralmente ocorre em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e também o tipo de câncer que mais mata e que possui uma incidência maior após os 50 anos de idade. O tenente-coronel Ricardo Ferro, mestre e doutor em Urologia explica, “o ideal é realizar um check-up por ano para descobrir se está tudo bem. A partir dos 50 anos, todo homem deve realizar o exame de próstata e, para aqueles que já têm caso de câncer na família, esse exame deve ser feito a partir dos 45 anos”. Ressaltou o médico da PMDF.

Os policias militares e familiares interessados poderão procurar o Centro Médico da PMDF para marcar suas consultas. O médico Dr. Ricardo conclui que o paciente, em hipótese nenhuma, pode fazer um autodiagnóstico baseado em dados referenciais dos exames, ele afirma “existem vários fatores a serem considerados para o diagnóstico como: peso, tamanho da próstata, PSA, toque e outros fatores”.

Fonte:

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA