Foto: Pinheiro
A Equipe Destaque da semana é do Grupamento Tático Operacional (GTOP 34), responsável pela Região Administrativa de Planaltina. A cidade é uma das regiões de maior território da capital federal e de grande densidade populacional, tendo mais de 300 mil habitantes em todos os bairros em assentamentos urbanos e rurais.
Apenas em janeiro de 2021 a equipe apresentou excelentes resultados. Foi preso uma pessoa por roubo, 3 por porte de entorpecentes, 3 por tráfico de drogas e mais 3 apreensões de armas. O diferencial da equipe é que 90% de seus integrantes residem na cidade, então todo trabalho realizado reflete automaticamente na segurança própria dos polícias de folga, de seus familiares, amigos e comunidade onde residem a anos.
Segundo a visão do Sargento F. Mendes, “a criminalidade é combatida diariamente com ações de patrulhamento ostensivo e também preventivo, além do comprometimento dos policiais operacionais em buscarem a integração com batalhões especializados como BPCães e, também, com os policiais civis das duas delegacias da cidade.”
A atuação da Equipe Destaque tem contribuído muito para desarticulação de grupos criminosos, prendendo integrantes de Gangues que atuam na região e evitando assim a prática criminosa continuada destes.
O PELOTÃO BRAVO DO GTOP 34 é formado por 11 integrantes, sendo eles, o Comandante da equipe Sargento Humberto, Sargentos Erivelton, F. Mendes, Xavier Santos, Montalvão, Ildelval e Hudson, bem como os Soldados Carlos Eduardo, Ana Sousa, Eduardo Sousa e Comby.
Algumas ocorrências marcam a atuação da equipe, dentre elas, cita-se uma relacionada a tráfico de drogas, que ocorreu em maio de 2019. Na ocasião, os policiais militares com o apoio do batalhão de cães prenderam dois indivíduos, que durante revista em residência, encontraram 140 pedras de crack e 12 gramas de cocaína. Em contato com a Polícia Civil que já investigava a dupla, os policiais militares ainda encontraram em outro local mais três porções maiores de crack, um rádio transmissor e uma capa de balança de precisão.
Em outra ocasião, durante uma briga de casal, os policiais militares apreenderam no interior da residência mais de 2 quilos de maconha, 73 gramas de crack, 474 gramas de cocaína, mais 1,134 reais em espécie, 2 balanças de precisão, 1 faca e 1 rolo de insulfilme PVC.
A equipe entende que o diferencial que a torna destaque é a ter a maioria do seu efetivo residente na cidade, o que possibilita o conhecimento amplo do território e facilita ações de patrulhamento nas áreas de maior incidência criminal e locais frequentados por criminosos.