Fotos: Wander Vieira
A equipe destaque da semana é responsável pela região de Samambaia e conta com 16 policiais militares em subequipes de quatro policiais cada. Responsável por diversas ocorrências complexas, no início deste ano, os policiais militares recuperaram um veículo Fiat Toro, em um acompanhamento, que foi roubado em Taguatinga. Outra situação aconteceu quando a equipe prendeu uma quadrilha em flagrante que invadiu uma residência e ameaçava um casal de idosos, sob a mira de um simulacro de submetralhadora. Um dos integrantes do grupo enfatiza que a maior parte dos crimes são cometidos por pessoas reincidentes que cumprem ou já cumpriram pena em presídios.
Segundo o sargento Candeira, os crimes mais atendidos na região de Samambaia são os porte ilegal de arma de fogo, roubos em veículos e em residências. Ainda de acordo com o policial, a equipe recupera e restitui ao proprietário cerca de 15 carros por mês. O atendimento tático aliado às denúncias recebidas são responsáveis por uma produtividade altamente qualificada e quantificada, além da rotina de patrulhamentos e abordagens. “Recebemos muitas denúncias anônimas que ocorrem devido ao trabalho de aproximação que fazemos junto à população”, ressaltou.
Só este ano foram apreendidas 63 armas pelo 11º Batalhão de Polícia Militar. Dessas, 48 foram apreendidas pelo Grupo Tático Operacional (GTOP 31) que corresponde a 77% das apreensões do batalhão. No comparativo do mesmo período de 2019 (janeiro a 10 de junho), o batalhão apreendeu 35 armas, sendo no total do ano 77. Assim, só neste ano de 2020, o 11º BPM já apreendeu quase o total do ano todo de 2019. O grupo atendeu cerca de 345 ocorrências, desses atendimento 152 ocorrências de destaque, entre flagrantes e PAAI ( flagrantes com menores de idade).
Ele afirma que o grupo tem como finalidade ocorrências mais complexas e de apoio às viaturas de área, as quais tiveram 538 atendimentos.
A união e o planejamento são virtudes que garante o alto desempenho da equipe. “Todos os dias na chegada e na saída dos serviços, nós nos reunimos para levantar dados e avaliar resultados”, finaliza o policial sargento Candeira.
Equipe GTOP 31 é composto por quatro equipes, sendo a Alpha, Bravo, Charlie, Delta e Echo. Segue integrantes da Alpha: sargentos J. Matias e Rodrigues Cruz, cabo Leonardo Santos. Equipe Bravo são os sargentos Gentil e R. Batista, soldado S. Moreira. Equipe Charlie, sargento Rodrigues Jesus e cabos Duanny e Faustino. Delta são os sargentos Edimar Severo, Candeira e Marcos Roberto. A Echo é composta pelos sargentos Sidney Bernardes e Moisés Brito e o soldado Renan Ferreira.