Foto: SGT Wander Vieira
A equipe destaque dessa semana é o pelotão Alfa do Grupo Tático Operacional do 9º Batalhão de Polícia Militar (Gtop 29), responsável pelo patrulhamento tático de toda região do Gama. Essa equipe é formada pelo subtenente Belloti (comandante), sargento Moura Júnior, sargento Dorneles e soldado Fabiane. Eles estão juntos há cerca de 6 anos.
O subtenente Belloti está na Polícia Militar do Distrito Federal há 28 anos, oriundo do Curso de Formação de Soldado/1992. Já o sargento Moura Júnior está há 24 anos na PMDF, oriundo do CFSD 1996. O sargento Dorneles está há 9 anos nas fileiras da Corporação, oriundo do Curso de Formação de Praças II. A soldado Fabiane está na Corporação há exatos 6 anos, vinda CFP IV. Alguns anos de polícia os separam, no entanto, a soma da juventude e da experiência, bem como da coragem e do desejo em comum de proteger a sociedade contra aqueles que fazem ou pretendem fazer o mal, tem dado resultados positivos.
Esses policiais são treinados para dar uma pronta resposta em casos de ocorrências mais complexas e que exijam um efetivo maior. No ano de 2020, as equipes do Gtop 29 foram responsáveis por prender em flagrante diversos criminosos pelos crimes de roubo, furto, tráfico, violência doméstica, tentativa de homicídio entre outros, sendo responsáveis também pela apreensão de diversos adolescentes pela prática de atos infracionais.
Os números comprovam isso: a equipe soma mais de dez armas de fogo apreendidas somente esse ano. Também foram apreendidos cerca de 8 kg de drogas nesse período. Juntos, os policiais participaram de ocorrências de destaque, inclusive com repercussão positiva na imprensa.
Numa delas, durante patrulhamento tático operacional, a equipe prendeu em flagrante um homem com drogas, no Gama. Os militares patrulhavam o Setor Leste da cidade e notaram que o suspeito ficou nervoso ao ver a viatura. Ele tentou se esconder próximo a casa dele, mas, com a movimentação na rua a esposa do homem apareceu na porta da residência e autorizou a entrada dos policiais. No quarto do envolvido, os policiais encontraram 17 porções de maconha. O suspeito tinha diversas passagens por porte ilegal de arma de fogo.
Outra marca expressiva do GTOp 29 Alfa é a diversidade de termos circunstanciados de ocorrência (TCO) lavrados. Os TCOs são emitidos em casos de crimes de menor potencial ofensivo, como lesão corporal leve, ameaça, estelionato, pichação, dano, entre outros. O Pelotão Alfa é responsável também por recuperar veículos, celulares e objetos de roubo e furto.
Segundo a equipe, os resultados têm sido satisfatórios, pois são feitas em média 40 abordagens por serviço. A experiência do comandante também é um fator de destaque, pois ele já trabalha bastante tempo e conhece a cidade “como a palma da mão”.