A cidade de Planaltina encerrou a primeira semana da Operação Cidade da Segurança Pública, neste sábado (28), na sede do Batalhão de Policiamento Rural, localizado no Núcleo Rural Taquara. Na ocasião foram entregues placas do Programa Guardião Rural à produtores rurais da região.
O projeto, em formato itinerante, ficou instalado no estacionamento da Administração Regional de Planaltina, no período de 25 a 29 de novembro. Durantes esses cinco dias, forças da Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Polícia Civil do DF (PCDF) ofereceram serviços e ações à população local.
A solenidade de encerramento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, da Deputada Federal Bia Kicis, do Deputado Distrital Cláudio Abrantes, do Subcomandante-geral da PMDF, Coronel Condi, do Superintendente Federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, William Barbosa, do Secretário Executivo da SEAGRI, Luciano Mendes, do Delegado de Polícia Civil, Saulo Ribeiro Lopes, do Administrador de Planaltina/DF, Antônio Célio Rodrigues Pimentel, do Comandante do CME (Comando de Missões Especiais), Coronel Júlio César, da Prefeita Comunitária de Taquara, Jane Batista, entre outras autoridades civis, militares, produtores e moradores rurais do Distrito Federal.
Em discurso, o Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, destacou a importância de reforçar a segurança no campo. “Existe um compromisso muito grande de ajudar a área rural e trazer mais segurança para a população”, declarou.
“Este é um evento marcante, significativo, que demonstra que a Polícia Militar, deve estar cada vez mais próxima dos moradores”, declarou o Coronel Condi, subcomandante-geral da PMDF.
A escolha das próximas cidades será baseada na estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais. Planaltina por ser a primeira cidade do DF foi primeira a receber o projeto.
Balanço da Operação
A Polícia Militar concentrou esforços e empregou cerca de 460 policiais para aumentar a sensação de segurança da população. Além disso, foram utilizadas 67 viaturas neste período. Os resultados foram excelentes, confira:
– Pessoas abordadas: 1.623
– Veículos abordados: 1.006
– Veículos recuperados: 02
– Veículos recolhidos ao depósito: 20
– Ônibus abordados: 38
– Autos de Infração: 378
– Apreensão de armas: 02
– Apreensão de drogas: 03