InícioPOLÍCIA MILITAR DFDia do Homem no Brasil

Dia do Homem no Brasil

- PUBLICIDADE -


.

Foto: SGT Wander

 

O Dia do Homem é comemorado no Brasil no dia 15 de julho. Se você nem sabia que esse dia existia, não se assuste! Você não é a única pessoa!

A data tem como objetivo alertar para os cuidados da saúde masculina em todas as áreas. Mente, corpo e espírito saudável têm sido uma das metas que policiais militares do Distrito Federal têm procurado para alcançar a produtividade e o bem-estar diário, tanto profissional como no seio familiar e social.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde os homens, em média, morrem mais que as mulheres e vivem, em cerca de sete anos, a menos que elas. Ainda de acordo com a pesquisa, 70% das pessoas do sexo masculino vão a consultas médicas acompanhados das mulheres ou dos filhos. Além disso, mais de 50% dos homens só procuram tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina ou então eles só vão aos consultórios médicos com doenças em estágio avançado, quando já existe a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Existem algumas patologias que estão mais relacionadas aos homens, seja por seus hábitos de vida ou por uma questão de anatomia, como o câncer de testículo, pênis e disfunção erétil, doenças exclusivamente masculinas que podem ser evitadas ou ao menos controladas, se forem diagnosticadas precocemente.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e também o tipo de câncer que mais mata e que possui uma incidência maior após os 50 anos de idade.

O tenente-coronel Ricardo Ferro, mestre e doutor em Urologia explica, “o ideal é realizar um check-up por ano para descobrir se está tudo bem. A partir dos 50 anos, todo homem deve realizar o exame de próstata e, para aqueles que já têm caso de câncer na família, esse exame deve ser feito a partir dos 45 anos”. Ressaltou o médico da PMDF.

Os policias militares e familiares interessados poderão procurar o Centro Médico da PMDF para marcar suas consultas. O médico Dr. Ricardo conclui que o paciente, em hipótese nenhuma, pode fazer um autodiagnóstico baseado em dados referenciais dos exames, ele afirma “existem vários fatores a serem considerados para o diagnóstico como: peso, tamanho da próstata, PSA, toque e outros fatores”.

Sobre a saúde física, os homens policiais militares iniciam suas carreiras dando prioridade à saúde física, pois “estar em forma” é fundamental para o desenvolvimento da rotina de serviço.

O sargento Marcos José, do Centro de Capacitação Física (CCF) da PMDF, enfatizou sobre a importância de hábitos saudáveis na corporação, como a prática regular de exercícios físicos e alimentação adequada.

“Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Por exemplo, uma brincadeira com seu filho, uma caminhada no parque, andar de bicicleta, passear com o cachorro, dançar, entre outros.”

Ainda segundo o sargento, estes hábitos estão sendo esquecidos e, como consequência, há vários casos de diabetes, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo infartos. Isso ocorre em virtude do sedentarismo e alimentação inadequada.

 A saúde mental dos homens da corporação é zelada pelo Centro de Promoção de Qualidade de Vida (CPQV) que atua de forma integrada com outros programas de prevenção, promoção, tratamento e recuperação da saúde mental do policial militar, dependentes e pensionistas.

A equipe multiprofissional conta com psiquiatra, psicólogo, assistente social, educador físico, além de orientação espiritual e religiosa.

Dentre outros, ressalta-se a realização do programa de Recuperação e Apoio ao Dependente Químico (PRADEQ), o Programa de Resgate a Autoestima e Valorização da Vida (PRAEV), o Acolhimento e avaliação psicológica, dentre outros.

Em relação à saúde espiritual, os policiais militares contam com a Capelania que realiza diversas atividades que ajudam, notoriamente, cerca de 90% a 100% dos policiais e seus dependentes.

A Capelania também oferece atendimentos individuais para direcionamento espiritual, visitação domiciliar, catequese, confissões, aconselhamento pastoral, prevenção ao estresse e meditação, além de atuar no âmbito hospitalar, escolar e prisional.

Veja aqui o vídeo com as orientações dos profissionais da área.

Fonte:

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA