Hoje, 14 de agosto, é o dia daquela pessoa que cuida do seu coração, Dia do Cardiologista. Esta data é comemorada desde 2007, o dia foi criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) como forma de valorizar a especialidade junto à sociedade e lembrar-se das recomendações dos profissionais sobre a importância dos hábitos de vida saudável para o coração e para saúde como um todo. Além disso, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que precisam manter com a saúde, com foco na prevenção de possíveis doenças cardiovasculares.
O médico especializado em cardiologia se ocupa do diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças que atingem o coração e outras partes do sistema circulatório. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 30% de todas as mortes registradas no Brasil são em decorrência de doenças cardiovasculares como a hipertensão, que atinge mais de 30 milhões de brasileiros.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo todo, correspondendo a 31% dos óbitos. Porém, a maior parte dessas doenças pode ser prevenida apenas com uma mudança nos hábitos de vida, sendo o cardiologista é o melhor profissional para orientar você nessa jornada.
A cardiologista tenente Benedita explica, “O cardiologista é um especialista importante em todas as fases da nossa vida, após os 40-45anos começamos a ter um aumento mais expressivo na incidência doenças cardíacas adquiridas, que são o resultado dos hábitos que adotamos ao longo da vida, somados a nossa herança genética. A partir desse momento, recomendamos avaliações cardiológicas regulares”. Ressaltou a médica da PMDF.
Parte dessas doenças não têm cura. Mas podem ser tratadas ou até mesmo evitadas. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente. Além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.
Dicas para cuidar do coração:
Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
Praticar atividade física regular;
Aproveitar momentos de lazer;
Abandonar o fumo;
Moderar o consumo de álcool;
Evitar alimentos gordurosos;
Controlar o diabetes.
O Centro Médico da PMDF disponibiliza, aos policiais militares e dependentes, médicos especializados em cardiologia, o 1º Tenente Palmieri, o 1º Tenente Julião, a 1º Tenente Benedita.
Os beneficiários da assistência médica da Polícia Militar do Distrito Federal podem marcar consultas cardiológicas pela WEB, já os retornos, consultas de arritmia, avaliação de marcapasso, risco cirúrgico são agendados diretamente no Centro Médico. Além disso, são realizados exames ecocardiograma, Doppler de caróticas, teste ergométrico, holter e Mapa.