InícioPOLÍCIA MILITAR DFBOPE celebra 50 anos como uma das principais unidades táticas do Brasil

BOPE celebra 50 anos como uma das principais unidades táticas do Brasil

- PUBLICIDADE -


O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) completa 50 anos nesta quarta-feira (10). A unidade de elite da Polícia Militar do Distrito Federal é uma das mais importantes em operações especiais do Brasil.

Segundo o Comandante do Bope, Tenente-coronel Wesley Santos, o batalhão faz história devido à disciplina e à capacidade técnica de seu efetivo. “Durante esses 50 anos, o Bope mostrou-se capaz de dar respostas rápidas e eficazes às mais variadas crises que atingiram Brasília”, ressalta.

O Bope foi fundado em 1971 para atuar em situações de alto risco no Distrito Federal. Mas os militares da unidade atuaram em atuam, quando necessário, em missões em outros estados. As parcerias com outras forças policiais comprovam a excelência da unidade da capital federal. O primeiro comandante da unidade foi o Capitão Francisco José Ottoni Leite.

O Coronel Mário Vieira comandou o Bope em 1993. Ele celebra os desafios enfrentados na época e regozija-se com os frutos colhidos no cinquentenário do batalhão. “Graças a Deus tenho muito orgulho em ter composto esse grupo seleto de profissionais e desejo realmente que essa unidade possa perdurar por longos anos”, finaliza.

O lema da unidade “faca na caveira” simboliza o emprego de táticas especiais em ocorrências de alta complexidade. O Bope investe na aquisição de equipamentos de última geração e na preparação dos seus policiais, que constantemente fazem intercâmbios com unidades de elite de todo o mundo.

O Tenente-coronel Wesley acrescenta que o investimento na capacitação fortalece a troca de conhecimentos sobre ações de contraterrorismo na proteção das autoridades. “No DF, o batalhão é a última resposta da PMDF para reestabelecer a ordem pública e a paz social”, resume.

A unidade especializada atua principalmente em resgate de reféns, ocorrências com bombas, segurança de grandes eventos, combate ao terrorismo e ao narcotráfico, gerenciamento de crises, operações helitransportadas, operações subaquáticas, intervenções de alto risco e proteção de autoridades.

Para celebrar o aniversário, o Bope promoveu a formatura militar com os policiais que estavam de serviço. O momento solene respeitou as medidas sanitárias impostas pela pandemia de covid-19.

O Coronel Agrício da Silva foi o 31º comandante do Bope. Ele representou os ex-comandantes da unidade. O Coronel Agrício sintetizou o que representa fazer parte de uma unidade de elite policial. “Os operadores de operações especiais possuem como marca registrada o idealismo, que impulsiona vencer as dificuldades da carreira e da vida”.

Fonte:

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA