InícioPOLÍCIA MILITAR DFAS 10 DÚVIDAS MAIS COMUNS A RESPEITO DA COVID-19

AS 10 DÚVIDAS MAIS COMUNS A RESPEITO DA COVID-19

- PUBLICIDADE -


1 – Como está acontecendo testagem para COVID-19 na PMDF?

Os testes de RT-PCR são realizados na Tenda-Covid, localizada no estacionamento do Centro Médico, com atendimento realizado na modalidade “Drive-Thru”, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 11h.

Os testes estão disponíveis para os policiais militares da ativa que estejam sintomáticos (sintomas gripais) ou para aqueles que, mesmo que assintomáticos (sem sintomas), residam no mesmo domicílio de pessoa com suspeita ou confirmada para Covid-19.

2 – Estou com sintomas gripais, quando devo realizar o teste?

Recomenda-se que o teste seja colhido entre o 4º e 7º dias após o início dos sintomas. A inobservância destes prazos aumenta o número de falsos negativos, prejudicando a eficácia da testagem.

3 – Meu exame de PCR veio positivo, o que fazer?

– Se os sintomas forem leves, mantenha-se em casa, tentando permanecer o máximo possível em isolamento.

– Avise à Seção Administrativa (SAD) do seu Batalhão, o qual informará a sua situação a uma equipe de médicos da PMDF, que entrará em contato telefônico com o militar para realizar o telemonitoramento.

– O policial também pode entrar em contato com a equipe médica via mensagem de aplicativo (WhatsApp) e receber orientações pelo número: (61) 98122-8790.

– Se os sintomas forem intensos ou se houver algum sinal de alerta (falta de ar ou “fôlego curto”, fadiga aos pequenos esforços, dor no peito, febre alta persistente, tosse persistente, dor de cabeça persistente), procure atendimento no hospital da rede credenciada da PMDF.

4 – Qual hospital devo procurar em caso de emergência?

O hospital credenciado em urgência e emergência é o Hospital Santa Lúcia Gama (antigo Hospital Maria Auxiliadora).

5 – Fiquei afastado do serviço por 14 dias devido a Covid-19 (teste RT-PCR positivo ou teste sorológico positivo). Antes de voltar ao serviço devo fazer outro teste?

Após os 14 dias de afastamento, se as condições clínicas permitirem, o policial militar deverá retornar ao serviço, sem necessidade de nova testagem.

6 – Tive Covid, fiquei internado. Nessa hipótese, há algum atendimento que eu possa procurar para fazer o acompanhamento recomendado?

Sim. Para os policiais militares que tiveram quadro clínico mais grave e necessitaram de internação hospitalar, o CMED disponibilizará um ambulatório para fazer o acompanhamento adequado. A marcação da consulta poderá ser feita pelo telefone 99983-8521, das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira.

7 – Como posso me proteger no local de trabalho?

  • – Uso contínuo e correto da máscara;
  • – Evite o contato próximo;
  • – Cumprimente por meio da continência;
  • – Higienize frequentemente as mãos, superfícies (estações de trabalho, mesas) e objetos (telefone, teclado, etc);
  • – Sempre que possível, mantenha portas e janelas abertas para melhorar a ventilação;
  • – Caso trabalhe em viatura, além do uso contínuo e correto da máscara, o ideal é conduzir a viatura com os vidros abertos, além dehigienizar as mãos com álcool gel ou água e sabão;
  • – Sempre que possível, utilize o kit de higienização de viatura ou passe álcool gel ou álcool 70% (em um pano ou toalha de papel descartável) para limpar as áreas de contato (volante, câmbio, botões, maçanetas, etc).

8 – Tendo dúvidas sobre a Covid-19, há algum telefone da PMDF para o qual eu possa ligar?

Sim, 24h por dia 7 dias por semana, existem dois telefones disponíveis para tirar dúvidas: (61) 99969-3459 e 99983-8521.

9 – Como o serviço prestado pelo hospital credenciado é monitorado?

Um médico da PMDF faz visita ao hospital credenciado, duas vezes por semana, avaliando cada prontuário, visto que o paciente encontra-se em isolamento.

10 – Quais serviços a PMDF disponibiliza para o enfrentamento da pandemia?

  • – Tenda-Covid (Drive-Thru);
  • – Telemonitoramento;
  • – Telecovid;
  • – Visita aos hospitais e
  • – Ambulatório pós-Covid-19.
Fonte:

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA