13 de março de 1995.
Data de grande significado para cada um dos integrantes da Turma Machado de Assis, porque temos o prazer de celebrar a importante data de ingresso nas fileiras da Briosa Polícia Militar do Distrito Federal.
Antes de tudo, e em nome dessa Turma, gostaria de agradecer aos nossos Comandantes, Oficiais e Praças com os quais estivemos ao longo deste período e que, de alguma maneira, nos deixaram as suas melhores impressões, sempre com o intuito de ensinar, motivar, orientar, assessorar, proteger e principalmente, a conhecer a forma adequada para liderar pessoas no serviço policial.
Por isso, valorizamos todo sacrifício enfrentado e temos imenso orgulho por ter superado dificuldades individuais e aquelas impostas pelas duras rotinas do trabalho. Aprendemos que em nossa profissão, somos parcelas relevantes de uma soma que por muitas vezes é considerada imperfeita, e que, atuando individualmente ou como irmãos, de folga ou em serviço, estaremos representando nossa Instituição, reforçando o respeito, a confiança e a admiração, que nos dispensa a sociedade da capital do Brasil.
Temos aproveitado nossos 26 anos de trabalho nessa Força Policial, para usar a tolerância sem nenhuma fraqueza, empregar a força e a altivez sem qualquer arrogância e o conhecimento da mente com humildade, sempre focados no aprendizado constante e no autoaperfeiçoamento, na busca do novo, para acrescentá-lo ao bem comum. Estas características, coincidentemente, definem o nobre autor universal, Machado de Assis, escolhido para o nome da Turma, que considera-se a esta altura uma família consagrada e humildemente reverenciada ao longo de todos estes anos de serviço.
Apresento em especial, nossas felicitações aos nobres Oficiais integrantes da Turma, oriundos das Polícias Militares dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, que certamente, estão coroando suas vidas com muito sucesso, saúde e grandes realizações. E para aqueles que deixaram este mundo, nossa continência e nosso mais profundo sinal de respeito, com um coração cheio de boas lembranças.
E finalmente, parabéns aos Oficiais machadianos pela vitoriosa caminhada conduzida até aqui, sempre atentos em todos os momentos e reverentes aos seus deveres de guardiães da sociedade brasiliense.
13 de março de 2021.
TC QOPM Carlos Eduardo Melo de Souza