A Polícia Civil de Santo André (Demacro) realizou, nesta terça-feira (14), a Operação 1791. Foram cumpridos 12 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em 7 cidades da região metropolitana e da baixada santista: São Paulo, Guarulhos, Ribeirão Pires, Praia Grande, Cubatão, Santos e São Vicente.
A ação tinha como alvo os donos de uma transportadora, empresas receptadoras e motoristas que desviavam parte da carga de hipoclorito de sódio.
A investigação começou em agosto do ano passado, durante as apurações sobre uma empresa que venceu a concorrência para transportar o hipoclorito para 120 estações de tratamento de água do estado, e estaria desviando o carregamento para empresas intermediárias e clandestinas, como fabricantes de produtos de limpeza.
Segundo as investigações, a transportadora venceu uma licitação para o transporte em maio do ano passado. Apresentou o melhor preço e foi escolhida para transportar 18 mil toneladas do material em caminhões pequenos, de forma fracionada, por um ano e meio.