Polícia Civil deflagra a operação Voo de Ícaro na região de Presidente Prudente
Policiais civis da região de Presidente Prudente (Deinter 8), em conjunto com integrantes do Ministério Público, investigam um esquema de entrega de drogas e celulares em presídios da região, por meio de sobrevoos ilegais de drones.
Em atuação constante, em seguimento à operações já desencadeadas na região de Presidente Prudente, a Polícia Civil prossegue no combate à utilização de drones para entrega de drogas em presídios, desbaratando um esquema de “delivery” a ser pago por viagem, cujos voos eram previamente agendados. O esquema consiste na entrega de celulares e drogas, cujos preços exorbitantes para aquisição e entrega das encomendas chega a 8 mil reais por unidade entregue.
A operação conjunta com o Ministério Público se deparou também com drones sobrevoando casas de servidores públicos, além de sedes de órgãos da justiça criminal. Foi descoberto que sete autoridades da região foram seguidas por drones e tiveram seus deslocamentos monitorados pelos aparelhos que estavam programados para seguir os alvos.
Seguem as diligências para abate e apreensão dos drones ilegais, por se tratarem de aparelhos sem homologação da ANATEL e tampouco registro da ANAC e cujos voos não são registrados junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e prender os integrantes da organização criminosa.