A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia Seccional de Polícia do Decap, realizou, na manhã desta terça-feira (1º), atuação em campo de Polícia Judiciária denominada “Nababo”, para combater quadrilha de estelionatários. Três pessoas foram presas.
As diligências foram coordenadas pela Equipe de Intervenção Estratégica, com o apoio das demais unidades subordinadas à 3ª Seccional, e são resultado de trabalho investigativo que durou cerca de dois meses, tendo como alvo organização criminosa dedicada à prática de fraudes eletrônicas.
As investigações culminaram na identificação de seus integrantes, os quais ostentavam uma vida de luxo e riqueza auferida com a prática de diversos crimes, incluindo falsidade documental, furtos e estelionatos.
A organização criminosa demonstrou vasto conhecimento técnico em informática, pois agia eletronicamente para obter os dados pessoais das vítimas, invadir suas contas bancárias e transferir os valores para conta dos integrantes ou de terceiros. Nesse último caso, o saque era feito diretamente na agência bancária, por meio de uso de documento falso. Apurou-se, ainda, que o grupo comprava dólar em casas de câmbio e, com documentos falsos de outra pessoa, sacavam a quantia em espécie.
A atuação resultou na prisão de 3 pessoas, dois homens e uma mulher, e na apreensão de centenas de cartões bancários, de documentos pessoais falsificados e de documentos de automóveis em branco, além de dois veículos de luxo, de uma pistola Glock calibre .380 e R$ 19 mil em espécie.
Foram cumpridos 3 mandados de prisão temporária e 7 de busca domiciliar, contando com a participação de 42 policiais civis.