Polícia Civil de São Paulo participa de operação conjunta para desmantelar quadrilha que roubava dados de cartões de crédito em todo País

0
288


.

Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Propriedade Imaterial (Deic) em uma ação integrada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Civil de Minas Gerais, deflagaram, na manhã de hoje (26), a Operação “aPOScalipse” com objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na prática de fraudes eletrônicas, responsável pela obtenção de dados de mais 3 milhões de cartões de crédito de consumidores brasileiros.

A ação foi desenvolvida com base em informativos coletados em ambiente cibernético. Essa análise teve a participação do Laboratório de Operações Cibernéticas (Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado/Diretoria de Operações/Secretaria de Operações Integradas) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da 2ª Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Minas Gerais e estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em cidades dos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

As apurações revelaram que os envolvidos acessavam remotamente computadores de estabelecimentos comerciais espalhados pelo País e instalavam um malware (software malicioso), programas espiões instalados em máquinas de leitura de trilhas magnéticas conhecidas pela sigla POS.

Os dados eram capturados quando a vítima utilizava o equipamento. Entre os dados visados estavam o número do cartão, data de vencimento, código de serviço e outras informações discricionárias. Posteriormente, esses materiais eram enviados para um servidor em nuvem e utilizadas para realizar compras fraudulentas na Internet.