InícioPOLÍCIA CIVIL SPGoverno de SP inaugura novo posto do Procon localizado em delegacia da...

Governo de SP inaugura novo posto do Procon localizado em delegacia da Capital


.

A unidade foi instalada no 8º Distrito Policial da capital e facilitará o compartilhamento de informações entre os órgãos

O governador João Doria inaugurou de forma virtual, nesta terça-feira (25), o primeiro Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor implantado no 8º Distrito Policial (Brás), do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), da Polícia Civil. O Delegado Geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes, o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos e Secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, participaram da solenidade.

A iniciativa foi realizada de forma integrada entre a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e as secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Justiça. “Nós demos um passo importante, nada parou em função da pandemia, prosseguimos os trabalhos em todas as áreas de Governo e este é mais um exemplo de ação que se materializa e a partir de agora vai servir ainda melhor a população do Estado de SP”, disse Doria.

O posto Avançado do Procon-SP atenderá os consumidores considerados hipervulneráveis, realizando audiências com a participação de consumidores e fornecedores após a abertura de reclamação. A medida facilita o compartilhamento de informações e aliança estratégico-operacional entre o Procon-SP e a Polícia Civil.

Durante o evento, o titular da SSP ressaltou é uma honra participar deste compartilhamento e integração. “Em nome dos integrantes da pasta, eu desejo felicidade e êxito na missão e eu tenho a convicção de estarmos implantando uma instalação modelo para São Paulo e para todo o Brasil”, afirmou general Campos.

Para o Secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, a parceria com a SSP é uma grande vitória para o consumidor, já que muitas vezes o cidadão procura a polícia com situações “não criminais” ou procura o Procon com uma demanda que contém indícios de crime contra o consumidor.

O posto foi instalado no primeiro andar do 8º DP, na Rua Sapucaia, no bairro Alto da Mooca, em uma sala com balcão separando o público do atendimento. O saguão em frente também ficará à disposição do Procon. Não houve reforma, sendo necessário apenas adequação do espaço, com mudanças de salas e móveis.

“Essa é uma marca de uma administração moderna, que compartilha espaço e integra esforços. Essa integração de esforços no 8º DP vem ao encontro da missão do Procon e da Segurança Pública que é a de proteger pessoas”, concluiu o secretário.

Com essa parceria o serviço de atendimento ao cidadão permitirá maior eficiência tanto na investigação de crimes que envolvam relação de consumo, quanto na orientação e encaminhamento de reclamações que constituam crimes, além de possibilitar o mapeamento dos reclamados e a identificação de organizações criminosas.

Sobre o 8º DP

A unidade funciona 24 horas, é sede da Central de Polícia Judiciária (CPJ) e nos fins de semana, feriados e plantões noturnos atende também às circunscrições do 1º DP (Sé), 6º DP (Cambuci) e 12º DP (Pari), beneficiando mais de 70 mil pessoas moram na área abrangida pela delegacia.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA