Domingo, 27 de Julho de 2025
Domingo, 27 de Julho de 2025
InícioPOLÍCIA CIVIL SPGoverno de SP inaugura novo posto do Procon localizado em delegacia da...

Governo de SP inaugura novo posto do Procon localizado em delegacia da Capital


.

A unidade foi instalada no 8º Distrito Policial da capital e facilitará o compartilhamento de informações entre os órgãos

O governador João Doria inaugurou de forma virtual, nesta terça-feira (25), o primeiro Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor implantado no 8º Distrito Policial (Brás), do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), da Polícia Civil. O Delegado Geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes, o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos e Secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, participaram da solenidade.

A iniciativa foi realizada de forma integrada entre a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e as secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Justiça. “Nós demos um passo importante, nada parou em função da pandemia, prosseguimos os trabalhos em todas as áreas de Governo e este é mais um exemplo de ação que se materializa e a partir de agora vai servir ainda melhor a população do Estado de SP”, disse Doria.

O posto Avançado do Procon-SP atenderá os consumidores considerados hipervulneráveis, realizando audiências com a participação de consumidores e fornecedores após a abertura de reclamação. A medida facilita o compartilhamento de informações e aliança estratégico-operacional entre o Procon-SP e a Polícia Civil.

Durante o evento, o titular da SSP ressaltou é uma honra participar deste compartilhamento e integração. “Em nome dos integrantes da pasta, eu desejo felicidade e êxito na missão e eu tenho a convicção de estarmos implantando uma instalação modelo para São Paulo e para todo o Brasil”, afirmou general Campos.

Para o Secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, a parceria com a SSP é uma grande vitória para o consumidor, já que muitas vezes o cidadão procura a polícia com situações “não criminais” ou procura o Procon com uma demanda que contém indícios de crime contra o consumidor.

O posto foi instalado no primeiro andar do 8º DP, na Rua Sapucaia, no bairro Alto da Mooca, em uma sala com balcão separando o público do atendimento. O saguão em frente também ficará à disposição do Procon. Não houve reforma, sendo necessário apenas adequação do espaço, com mudanças de salas e móveis.

“Essa é uma marca de uma administração moderna, que compartilha espaço e integra esforços. Essa integração de esforços no 8º DP vem ao encontro da missão do Procon e da Segurança Pública que é a de proteger pessoas”, concluiu o secretário.

Com essa parceria o serviço de atendimento ao cidadão permitirá maior eficiência tanto na investigação de crimes que envolvam relação de consumo, quanto na orientação e encaminhamento de reclamações que constituam crimes, além de possibilitar o mapeamento dos reclamados e a identificação de organizações criminosas.

Sobre o 8º DP

A unidade funciona 24 horas, é sede da Central de Polícia Judiciária (CPJ) e nos fins de semana, feriados e plantões noturnos atende também às circunscrições do 1º DP (Sé), 6º DP (Cambuci) e 12º DP (Pari), beneficiando mais de 70 mil pessoas moram na área abrangida pela delegacia.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA