InícioPOLÍCIA CIVIL SPGoverno de SP inaugura novas sedes de delegacias em São Bernardo do...

Governo de SP inaugura novas sedes de delegacias em São Bernardo do Campo


.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, com o apoio da Prefeitura Municipal, inaugurou, nesta terça-feira (30), as novas sedes da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), em São Bernardo do Campo.

O evento contou com as honrosas presenças do Governador do Estado de São Paulo, João Dória, do Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, do Secretário Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, do Delegado Geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes e do Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo, Luis Augusto Castilho Storni.

As delegacias especializadas, assim como o 4º DP, passam a funcionar em novos endereços; o 2º DP foi reformado e também fará parte das inaugurações.

inauguração.jpg
 

4º Distrito Policial

A nova sede do 4º DP está localizada na avenida Araguaia, 265, no bairro Riacho Grande, e antes da mudança a delegacia também funcionava em um prédio da Prefeitura.

Com a transferência para outro prédio, o distrito passa a contar com oito salas, sendo três destinadas ao cartório e uma ao cartório central, e o restante para o chefe dos escrivães, chefe dos investigadores, delegado titular e equipe de investigação.

No local também há seis banheiros – um deles adaptado a usuários com necessidades especiais – um depósito, uma cozinha, sala de atendimento do plantão e hall.

A delegacia atende cerca de 32,3 mil habitantes, moradores dos bairros Dos Finco, Rio Grande, Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Dos Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Curz, Taquacetuba, Tatetos, Varginha e Zanzalá.

O distrito é comandado pelo delegado Rui Diogo da Silva, com apoio de mais 12 policiais civis, sendo quatro escrivães, sete investigadores e um agente policial, além de uma frota com cinco viaturas. O 4º DP existe desde 1985 e seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

 
2º Distrito Policial

A sede do 2º DP do município passou por reformas, gerando um custo aproximado de R$ 80 mil. Os recursos são provenientes de doações da comunidade (moradores e empresas), especialmente dos bairros de Rudge Ramos, Taboão e Paulicéia.

A reforma contou com apoio dos membros do Conselho de Segurança da região e dos próprios policiais civis da unidade, que receberam e inventariaram materiais para auxílio na obra. Além disso, foi realizada parceria com a Prefeitura municipal, que colaborou com o recapeamento da área do estacionamento, limpeza do terreno lateral e grande parte da comunicação visual. O serviço de limpeza pós-obra foi cedido pela empresa Servesul.

Os trabalhos para reforma não atrapalharam o funcionamento da unidade, que durante todo o período de obra (de setembro de 2019 a junho de 2020) permaneceu prestando atendimento ininterrupto (24 horas por dia).

A delegacia funciona na rua do Sacramento, 6, no bairro Rudge Ramos, e atende cerca de 100 mil habitantes, já que tem uma área de abrangência maior durante a noite e aos finais de semana.

O prédio onde funciona o plantão do distrito conta com banheiro, duas celas, sala para atendimento ao público, cozinha e salas para os funcionários. No imóvel em que funciona o Setor de Investigações há banheiro e diversas salas que abrigam os investigadores. Na última estrutura, podem ser encontrados o Cartório Central composto por salas destinadas aos escrivães e aos delegados titular e assistente.

A unidade existe desde 1980 e atualmente é comandada pelo delegado Rodrigo Fiacadori. O distrito conta com um efetivo de 40 policiais civis e uma frota com oito viaturas.

Crimes contra as mulheres

A DDM do município passa a funcionar na rua Tasmam, 301, no Jardim do Mar. Antes da mudança, a especializada atendia em um prédio alugado pelo município.

O novo local conta com recepção e 12 salas, sendo uma para atendimento comum e outra para uma abordagem mais humanizada (sala lilás), sala de atendimento ao público, quatro para cartório, uma para o chefe dos escrivães e três para os delegados titular, plantonista e assistente, além de uma para a equipe de investigação.

Também há dois depósitos, quatro banheiros, cozinha, lavanderia, sala de revista, cela e estacionamento.

“Essa nova estrutura com certeza está mais acolhedora e mais humanizada. Conta com uma sala apropriada para receber crianças e mulheres em estado mais vulnerável. Ficou bem mais adequada às demandas da delegacia”, destacou a titular da DDM, delegada Vivian Maria de Paiva Brancalhão.

“Toda vez que pensamos em violência doméstica, precisamos de um local apropriado e acolhedor. E aqui em São Bernardo do Campo, a DDM está perfeita para isso”, complementou a coordenadora estadual das DDMs, delegada Jamila Jorge Ferrari.

A especializada atende os moradores de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul por meio de um efetivo de 14 policiais e uma frota com cinco viaturas. A delegada titular atua com o apoio de cinco escrivães, seis investigadores, um agente policial, um auxiliar de papiloscopista e uma funcionária administrativa do Estado. O atendimento na unidade é realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas.

 
Crimes ambientais

Com a mudança, a Dicma, que antes funcionava em imóvel locado pela Prefeitura, atenderá na rua Redenção, 271, no centro da cidade. A unidade contará com quatro cartórios, sendo um central, duas salas de investigação, uma cozinha, uma área de serviço, seis banheiros, uma sala para o delegado titular, recepção, sala de espera e um depósito.

A especializada existe desde 1993 e atende toda a cidade, com cerca de 838,9 mil habitantes. A unidade é comandada pelo delegado Ettore Capalbo Sobrinho, que tem apoio de mais 11 policiais civis, sendo três escrivães, cinco investigadores e três agentes, além de uma frota com cinco viaturas. O atendimento no local é realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 19 horas.

Fonte: SSP, com adaptações – dss (c)

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA