Na manhã desta sexta-feira (24), policiais civis da Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais – Corpatri, lotados na Divisão de Repressão a Roubos e Furtos – DRF/PCDF, deflagraram as Operações Tríade e Truck voltadas à repressão de criminosos que arrombavam caixas eletrônicos.
A Operação Tríade resultou na prisão de quatro criminosos responsáveis por dois ataques aos caixas eletrônicos 24h de um supermercado em São Sebastião/DF. No primeiro ataque, em 1º de janeiro de 2019, eles usaram artefatos explosivos artesanais e destruíram os caixas, mas não conseguiram subtrair os valores.
O segundo ataque aconteceu no dia 11 de março de 2020, quando os autores tentaram arrombar os mesmos caixas com o emprego de maçaricos, mas fugiram em razão da aproximação policial. Nessa tentativa, o grupo investiu R$ 4 mil no aluguel dos equipamentos.
Os criminosos usaram um guarda-sol, comum nesse tipo de empreitada, para dificultar a captação das imagens pelas câmeras de vigilância. Os maçaricos e o guarda-sol foram abandonados no local e apreendidos pela polícia. Nas duas oportunidades, o grupo invadiu o supermercado fazendo um buraco no muro.
Os quatro autores são moradores das adjacências do supermercado. Eles se revezaram em tarefas e um deles funcionou como vigia de dentro da própria casa, observando do muro a aproximação de pessoas. Todos foram presos em casa, na cidade de São Sebastião/DF, em cumprimento a mandados de prisão preventiva.
Na Operação Truck, os policiais civis da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos – DRF prenderam três criminosos responsáveis pela tentativa de furto de dois caixas eletrônicos de um supermercado, localizado na Quadra 201 do Recanto das Emas/DF, no dia 5 de março de 2020.
Conforme apurado, eles ligaram para o proprietário de um caminhão guincho e contrataram o serviço para transpostar um veículo quebrado. O proprietário do guincho seguiu para o local combinado e foi rendido pelos autores, que portavam armas de fogo. Eles obrigaram o dono do guincho a entrar em um container cheio de lixo e fugiram com o caminhão. Em seguida, foram até o supermercado e tentaram arrancar os dois caixas eletrônicos 24h, com o uso do guincho. Sem sucesso na empreitada criminosa, eles abandonaram o caminhão e fugiram em outro veículo, que dava apoio.
Os três envolvidos foram presos em casa nas cidades de Samambaia, Recanto das Emas e Santa Maria em cumprimento a mandados de prisão preventiva.
Assessoria de Comunicação – PCDF /DGPC
#PCDFAgora
PCDF, excelência na investigação.