Compartilhar
Polícia Civil desarticula grupo que furtava transformadores e causou prejuízo milionário no interior
A Polícia Civil deflagrou na sexta-feira (5) a Operação Irrazoabilidade, visando o cumprimento de 22 mandados judiciais, sendo seis de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, nos municípios de São José do Rio Preto, Lins, Promissão e Guaiçara.
LEIA TAMBÉM: Após campana, Polícia Civil prende quadrilha prestes a realizar roubo de carga em SP
A ação é resultado de um trabalho de inteligência iniciado em julho de 2025 pelo Centro de Inteligência Policial de São José do Rio Preto, em conjunto com delegacias da região e a concessionária de energia responsável pela área, que identificou duas células criminosas de um mesmo grupo especializado no furto de transformadores e reguladores de energia elétrica. Os criminosos atuavam majoritariamente em áreas rurais, utilizando o mesmo método para cometer os crimes: desligavam a rede elétrica, derrubavam os equipamentos e, após destruí-los, retiravam o cobre de seu interior, deixando milhares de consumidores sem energia e causando prejuízos significativos à concessionária e à população.
Levantamento do Centro de Inteligência Policial apontou que o grupo causou perdas superiores a R$ 2,7 milhões apenas na área de concessão da concessionária, sem contabilizar os danos indiretos sofridos por empresas e moradores afetados pela interrupção de energia. O nome “Irrazoabilidade” traduz a lógica absurda do esquema criminoso, que destruía equipamentos de alto custo para obter apenas o cobre, gerando impacto desproporcional ao setor energético e à sociedade. As cidades mais afetadas foram Cedral, Ipiguá, José Bonifácio, Tanabi e Monte Aprazível, além de registros em outros municípios do interior paulista, como Ibirá, Nova Granada, Palestina, Potirendaba, Ubarana, Bálsamo, Poloni, Guapiaçu, Bady Bassitt e Cafelândia.
Ao todo, quatro suspeitos foram presos: um homem de 62 anos em Promissão, dois investigados, de 30 e 31 anos em Guaiçara, e um quarto indivíduo, de 22 anos, que já estava detido em uma penitenciário do município de Álvaro de Carvalho, onde cumpria pena por outros furtos de transformadores na região de Cafelândia. As investigações prosseguem para captura de um quinto suspeito identificado, que possui dois mandados de prisão em seu desfavor, e identificação de outros envolvidos no esquema.
