PMSE garante segurança de 8 mil atletas na primeira Maratona de Aracaju
Para o sucesso da missão, a PMSE atuou de forma integrada com diversas unidades especializadas
A Polícia Militar de Sergipe empenhou um efetivo robusto neste domingo (26), para garantir a segurança dos atletas e espectadores durante a realização da “Maratona de Aracaju 2025”. O evento, considerado um marco no calendário esportivo do estado e o maior organizado pela Speed Produções, teve uma expectativa de público de 8.000 (oito mil) atletas. A prova contou com percursos de 5km, 10km, 15km, 21km e 42km.
A operação policial, planejada pelo Comando do Policiamento Militar da Capital, teve como finalidade principal desenvolver a operacionalização do trânsito e realizar bloqueios para garantir a segurança dos participantes, além de otimizar o fluxo de veículos. A ação foi complexa, dada a vasta quantidade de vias utilizadas, com largada e chegada na Praça de Eventos da Orla de Atalaia e percursos que se estenderam até o município de Barra dos Coqueiros.
As atividades das equipes policiais iniciaram ainda na madrugada, com a concentração dos atletas prevista para as 02h e a largada ocorrendo a partir das 04h.
Para o sucesso da missão, a PMSE atuou de forma integrada com diversas unidades especializadas. O plano de operação envolveu o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), o Batalhão de Radiopatrulha (BPRP), o Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), além do 14º BPM e do 12º BPM.
Cada unidade teve missões específicas para assegurar a cobertura completa do trajeto. A operação mobilizou um total de 71 policiais militares, 20 viaturas e 24 motocicletas.
O planejamento e a execução rigorosa do plano foram fundamentais para o sucesso do evento, garantindo que os atletas e o público pudessem desfrutar da maratona com total tranquilidade.




