O maltês Keozinho é uma fofura e ele ganha uma festa de aniversário dos donos todos os anos. Neste mês, o cãozinho comemorou seis anos de idade, com direito a um bolo especial, mas ele já comemorou os anos de vida até em um buffet infantil. Quem vê o cachorro feliz assim, nem imagina os sufocos que ele enfrentou quando era filhote.
Em entrevista ao blog Bom para Cachorro, da Folha de S. Paulo, Vanessa Leão Mine, a dona de Keozinho, contou que o cachorro sofria convulsões e chorava de dor quando era um filhote. Ela levou o pet para cerca de sete veterinários até ter o diagnóstico: cisto no quarto ventrículo cerebral. “Foram 15 dias de muito desespero, de idas a clínicas veterinárias sem saber o que poderia ser”, conta.
Com o diagnóstico em mãos, um veterinário chegou a sugerir eutanásia, mas Vanessa não desistiu de seu filho de quatro patas. Foi com uma equipe de veterinários da Universidade de São Paulo (USP) que ela encontrou um tratamento para o bicho de estimação. Keozinho toma muitos remédios, por isso sente bastante sono e tem problemas nos rins, mas a dona dele o cerca de cuidados para evitar complicações.
“Keozinho é o nosso filho pet. Eu me sinto muito mãe e tenho responsabilidades e amor como toda mãe de humano”, conta Vanessa. Como toda mãe, ela comemora o aniversário de Keozinho todos os anos e, em 2017, ela rifou um fusca para comemorar o aniversário do pet em um buffet infantil. Na ocasião, eles até participaram do quadro “Cara de Um, Focinho do Outro”, apresentado por Sabrina Sato.