Evento, que ocorrerá de forma virtual, terá palestras de dois profissionais da área. Últimas vagas para participação do público ainda estão disponíveis
Nesta quarta-feira (25), das 9h às 12h, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) promoverão o IV Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD). O evento, que ocorrerá de forma virtual em decorrência da pandemia da Covid-19, é voltado a profissionais que atuam no sistema socioeducativo, em instituições do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e ao público em geral. As últimas vagas seguem disponíveis até as 15h desta terça (24). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://bit.ly/3loiYyX.
Os palestrantes serão a assistente social Pollyanna Pimentel, doutora em Saúde Coletiva e conselheira municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Recife, e o psicólogo Arturo Escobar, pós-doutor em Dependências e Saúde Mental e cofundador da Escola Livre de Redução de Danos. A abertura do evento deve contar com a participação da presidente da Funase, Nadja Alencar, da superintendente da Política de Atendimento da instituição, Íris Borges, e da diretora do Cefospe, Analúcia Cabral. A mediação das palestras será feita pela assistente social Tatiana Pedrosa, coordenadora do Grupo de Orientação sobre Drogas da Funase.
Com o tema “Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil e a Redução de Danos”, o seminário vai abordar a história das ações adotadas acerca do tema no país, levando em conta cenários de vulnerabilidade social, além de descortinar o universo da redução de danos a partir de estratégias de intervenção e mobilização social. “Diferentemente de anos anteriores, quando os eventos eram presenciais e focavam na apresentação de boas práticas desenvolvidas pelas equipes nas unidades, apostamos, desta vez, em palestras conduzidas por dois nomes da área. Ao mesmo tempo, no formato virtual, conseguimos viabilizar a participação de um número maior de pessoas. Já temos mais de 200 inscritos. Esperamos que seja um momento muito produtivo”, avalia Tatiana.
A importância da discussão dessa temática na Funase se revela em números. Em 2019, dos 7.776 adolescentes e jovens atendidos, 10% alegaram já terem tido contato com alguma substância ilícita antes da chegada à instituição. Familiares dos socioeducandos e agentes socioeducativos também participam de dinâmicas do GOD. O grupo atua de forma descentralizada em unidades socioeducativas de todo o Estado, por meio de equipes compostas por psicólogos, assistentes sociais, agentes socioeducativos e outros profissionais. As temáticas a serem debatidas são escolhidas mediante as especificidades dos participantes de cada região.
O seminário ocorrerá por meio do aplicativo Circuit. O link da sala virtual já está sendo fornecido para os inscritos. Haverá emissão de certificado do Cefospe correspondente às três horas de atividades. Outras informações podem ser esclarecidas no site da Funase (www.funase.pe.gov.br) ou pelo e-mail tatiana.pedrosa@funase.pe.gov.br.