Compartilhar
PCDF participa do lançamento da Operação Integrada de Segurança Pública de Final de Ano
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Operação PCDF na Comunidade, participou do lançamento da Operação Integrada de Segurança Pública de Final de Ano, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), nesta terça-feira (4/11). A ação tem como objetivo fortalecer a segurança pública e garantir a presença efetiva da instituição nas comunidades durante o período de festas de fim de ano.
Com operações simultâneas em todas as regiões administrativas do DF, as ações da PCDF mobilizaram 150 policiais civis, 60 viaturas, um helicóptero e o apoio da Seção de Operações com Cães (SOC/DOE). Durante as atividades, foram realizadas abordagens a suspeitos, cumprimentos de mandados de prisão, flagrantes de tráfico de drogas e diversas ações de polícia judiciária, com um foco estratégico no combate à criminalidade e na proteção à população.
Balanço das Ações
A ação resultou em um expressivo somatório de 32 prisões e apreensões significativas, destacando a atuação de diversas unidades da PCDF, como o Departamento de Atividades Especiais (Depate), por meio da Divisão de Capturas (Dicap); o Departamento de Polícia Especializada (DPE), por meio de suas unidades especializadas; e o Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), por meio da 1ª DP, 2ª DP, 5ª DP, 8ª DP, 14ª DP, 17ª DP, 19ª DP, 20ª DP e 23ª DP.
Entre os resultados obtidos, houve a apreensão de seis armas de fogo, incluindo dois fuzis, além de mais de mil munições, 20 carregadores, uma espada e um taser. Também foram apreendidos cerca de um quilo de cocaína, cinco mil microtubos para embalagem de drogas, duas balanças de precisão e dinheiro em espécie. Além disso, diversas peças de veículos roubados, como placas e ferramentas, foram apreendidas em locais identificados como pontos de desmanche.

O balanço da operação também inclui recuperação de bens roubados, como celulares, que foram devolvidos às vítimas, e o cumprimento de mandados de prisão relacionados a dívidas de pensão alimentícia, com destaque para um devedor reincidente, que acumulava uma dívida de R$ 1.279,30.
Esses resultados evidenciam a integração e a eficácia das forças de segurança na luta contra a criminalidade no DF, especialmente no período que antecede as festividades de fim de ano.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação
