InícioPARANÁSegurança Pública e município de Guaratuba vão compartilhar informações

Segurança Pública e município de Guaratuba vão compartilhar informações

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Guaratuba, no Litoral, vão compartilhar informações gerais e de segurança, conforme o Termo de Cooperação Técnica assinado nesta sexta-feira (16). A medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança e autonomia para que o município acesse algumas informações de interesse com mais facilidade.


De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o trabalho integrado entre municípios e estado é um dos pilares da pasta, para que os resultados possam ter mais celeridade nos projetos e ações, como a Operação Verão Consciente.


“Essas trocas de informações com o munícipio de Guaratuba já vêm sendo realizadas, pois acontecem na prática durante a temporada de verão, por exemplo, que geralmente começa em dezembro e vai até março. Agora, com essa assinatura, vamos também ter a conectividade e receber a informação em tempo real”, completa.




De acordo com o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o combate moderno na área da segurança pública passa pela informação e inteligência, o que dimensiona o planejamento com números reais.


“Esse convênio vem justamente para fortalecer ainda mais o excelente trabalho que a secretaria estadual da Segurança Pública tem prestado à nossa cidade. Para nós, que temos uma condição bastante favorável, com o centro de controle operacional do monitoramento por câmera e um relacionamento consolidado com as polícias Civil e Militar, vai permitir que avancemos ainda mais no combate à criminalidade”, afirma.


O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) com guardas municipais já contempla 27 cidades paranaenses, incluindo Guaratuba. No início deste mês de julho também foi assinado com a Prefeitura de Fazenda Rio Grande.




NA PRÁTICA – O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando às Guardas Municipais ao sistema. A cidade de Guaratuba agora poderá acessar os Boletins de Ocorrência Unificados (BOU), desde a confecção, até consultas e demais informações. O município também tem a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança Pública que possui estatísticas criminais.


PRESENÇAS – Também participaram o secretário da Segurança Pública de Guaratuba, Jacson José Braga, o assessor Militar da Sesp, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos; o assessor da Polícia Civil, delegado Vinicius Augustus de Carvalho; o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), capitão Claudio Todisco Silveira, e o deputado estadual Nelson Justus.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA